Geral

Campanha “kit de afeto” promove dignidade e higiene feminina

08/03/2023

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Comunidade acadêmica e geral está convidada a doar itens de higiene para meninas e mulheres

Neste dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assessoria Internacional da UPF lança campanha para a arrecadação de itens de higiene para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, em prol da dignidade menstrual.

A campanha, que se alinha às propostas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030),  ocorre em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas - Campanha Encorajar, contando, também com diversos setores da Instituição que se engajaram na proposta: Green Office;  UPF Mundi;  Setor de Atenção aos Estudantes/ Projeto PertenSer: Coletivo Vivências Femininas; Turma de formandos 2023/1 do Curso de Letras; Diretoria de Extensão; Balcão Migra/Cátedra Sérgio Vieira de Mello; Cultura e Assuntos Comunitários.

Por que é necessário ampliar a dignidade menstrual?

De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Brasil, em 2021, 713 mil meninas viviam sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não tinham acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Além de privação de chuveiros em suas residências, 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas nas escolas, como banheiros e sabonetes. Naquele ano, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola

Nessa mesma matéria de 2021, Unicef Brasil destacou que “A ausência de condições sanitárias mínimas para que as pessoas possam lidar com sua menstruação afeta a dignidade, a integridade corporal, a saúde e o bem-estar, sendo um desrespeito aos direitos humanos e uma condição que distancia o país do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 3, relacionado à saúde e ao bem-estar; o ODS 6, referente ao acesso à água potável e saneamento; e o ODS 5, sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres.”

Diante disso, a UPF, por meio da Assessoria Internacional e demais projetos de extensão da instituição, como o PertenSer/Coletivo Vivências Femininas, promovem a campanha  “Kit de afeto”.

Conheça a campanha

A campanha “Kit de afeto” tem como objetivo a arrecadação de itens de higiene para meninas/mulheres em situação de vulnerabilidade social, em prol da dignidade menstrual.

O que podemos doar?

Toda a comunidade interna e externa está convidada a participar. Não há exigências com relação à quantidade de produtos. A única ressalva é que o produto seja novo (não tenha sido usado parcialmente e com validade).

Sugestões de itens: absorvente íntimo feminino, creme dental, escova dental, sabonete, shampoo, condicionador, pente plástico, papel higiênico, toalha de banho, toalha de rosto, toalha higiênica, álcool gel 70%, desodorante, aparelho de depilação descartável, creme hidratante para rosto ou corpo.

Outros itens: roupa íntima (calcinha e sutiã), batom e outras maquiagens, perfume, escova de cabelo, mochila, necessaires, sacolas, embalagens de presente (esses últimos itens para organizar os kits).

Itens de limpeza: detergente líquido, sabão em pó, líquido ou barra, amaciante de roupas, desinfetante de banheiro.

Pontos de coleta

  • Assessoria Internacional UPF, no Centro de Convivência;
  • Divisão de Gestão de Pessoas - Centro Administrativo - J1 / 2º Andar;
  • Diretoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários -  Centro Administrativo - J1 / 3º Andar;
  • UPF Mundi/ Curso de Letras- Prédio B4; 
  • Green Office UPF - UPF Parque;
  • Setor de Atenção aos Estudantes - SAEs junto à Biblioteca Central.

Outros setores da UPF e, também, a comunidade externa podem criar um ponto de arrecadação, bastando para isso, contatar a Assessoria Internacional (54 3316 8117).

A campanha inicia hoje e se estende até 28 de maio – Dia Internacional de Dignidade Menstrual/Menstrual Hygiene Day, a partir da agenda da Unicef, com apoio da United Academic Impect (UNAI), da qual a UPF está credenciada.

Entrega da arrecadação

A arrecadação feita pela UPF pode ser distribuída em diferentes frentes, a partir da indicação e dos territórios dos projetos de extensão: comunidades com vulnerabilidade, imigrantes, estudantes da própria UPF.