Universidade

Campanha “Encorajar” incentiva professores, funcionários e estagiários na prevenção e no cuidado com a saúde

08/04/2022

16:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Idealizada pela Divisão de Gestão de Pessoas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), a campanha “Encorajar” está incentivando professores, funcionários e estagiários remunerados no cuidado com a saúde. A iniciativa, contínua, liga 12 tonalidades com os 12 meses do ano, unidos em um mesmo propósito: o incentivo à prevenção à saúde, buscando investir na difusão e na mobilização de temáticas que têm como objetivo encorajar as pessoas à importância de cultivar a saúde e o bem-estar durante todo o ano.

O trabalho, nesse sentido, ocorre através da realização de diversas ações, tais como: nos locais de trabalho, está exposto um cartaz contendo uma fita em forma de laço, a qual representa a cor do respectivo mês; mensalmente, também, os professores e funcionários podem aderir ao uso do laço da respectiva cor em seu crachá, como uma forma de apoiar a campanha; no ‘Dia D’ de cada mês, todos são convidados a refletir sobre a campanha e participar/realizar uma atividade específica alusiva ao tema do mês, a qual é compartilhada pela Divisão de Gestão de Pessoas e áreas parceiras.

Além disso, com o intuito de comunicar internamente as ações de saúde que estão acontecendo, foi feita a entrega de um calendário físico aos setores, no qual cada mês contempla as tonalidades escolhidas para este ano e as causas que elas representam.

Em janeiro, por exemplo, a campanha Janeiro Branco alertou a comunidade acadêmica para assuntos relacionados à saúde mental e emocional. Já o Fevereiro Roxo debateu a respeito das doenças crônicas, como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, e a importância do diagnóstico precoce. O Março Azul Marinho trouxe a discussão sobre o câncer colorretal. Este mês de abril é marcado pelo Abril Verde, dedicado à saúde e segurança no ambiente de trabalho.