Esportes

BSBios/UPF: time é referência no esporte universitário

19/08/2022

08:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Equipe possibilita que atletas aliem a paixão pelo esporte com a formação acadêmica

Aliar a paixão pelo esporte com a continuidade dos estudos é um desejo de muitos dos atletas brasileiros. Embora essa não seja uma realidade para a grande maioria, é uma conquista da jogadora de vôlei Alessandra Karina Barbosa Ornellas, de 21 anos. Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Alessandra está há dois anos integrando a equipe BSBios/UPF de voleibol.

A equipe de vôlei é fruto de uma parceria entre a empresa BSBios e a Universidade de Passo Fundo (UPF). Alessandra conta que decidiu percorrer os mais de mil quilômetros de Minas Gerais até Passo Fundo porque desejava cursar Educação Física e a bolsa de estudos proporcionada pelo time foi o grande diferencial. “Estou cursando Educação Física Licenciatura. Vim para Passo Fundo com o intuito de continuar fazendo o que gosto, que é jogar vôlei. Estudar uma área que me identifico e adquirir experiências novas, além de sair da zona de conforto, que é estar perto da família e amigos que estão comigo desde pequena”, contou.

A atleta mineira Alessandra Ornellas está há dois anos treinando no time BSBios/UPF

O técnico do time BSBios/UPF, Gilberto Bellaver, destaca que ao longo dos 30 anos de carreira dedicados ao esporte, é singular encontrar um projeto como este desenvolvido pela BSBios/UPF. “Tem universidades que desenvolvem projetos parecidos, mas nenhum igual ao nosso, porque nós temos uma universidade que oferece bolsas integrais de 100% ou 50% e a uma empresa que sustenta a parte financeira. Além disso, por meio da parceria, temos um rol de cursos que podem se alinhar a nós, como os de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, entre outros, onde nós também contribuímos para estudos de trabalhos acadêmicos”, comentou.

Incentivo aos atletas
Ter um time universitário contribui não somente para o desenvolvimento de atletas e valorização do esporte, mas para a formação de profissionais. A equipe foi criada em 2013, possui 22 pessoas envolvidas entre atletas e comissão técnica, que também recebe bolsa para os estudos na UPF. “É um ótimo incentivo para atletas que não conseguiram atingir o alto nível e que por conta disso pensam em desistir da carreira e é uma forma de permanecer no esporte e, além disso, é um ótimo estímulo para os estudos que é um investimento”, disse Alessandra.

Referência  
De acordo com o técnico, o time BSBios/UPF é referência no esporte universitário. “Somos referência técnica, somos bicampeões gaúchos, somos tetracampeões universitários gaúchos. Vamos jogar agora em setembro o Campeonato Brasileiro Universitário em Brasília. Também disputamos a Liga Gaúcha de Vôlei, entre outras competições”, afirmou.

Segundo Gilberto, a seleção das atletas ocorre com a renovação dos ciclos, assim como peneiras com jogadoras da região e subida de categoria de atletas da Escola do Vôlei. “ O esporte aliado a educação é um grande diferencial. Todo mundo que participa de esportes de competição vai chegar no mercado de trabalho mais bem preparado porque vai ter uma coisa chamada tomada de decisão, o tempo todo”, destacou Gilberto.

Time de vôlei BSBios/UPF é referência no esporte universitário do RS

Para o futuro profissional, Alessandra, assim como as demais colegas que participaram do time, pretende seguir carreira, sem nunca se afastar do esporte. “No futuro, quero estar formada e atuando na área da minha formação. Me especializar na área, mas de forma alguma abandonar o esporte, porque foi ele que me trouxe aqui”, finalizou.