Universidade

Atléticas da UPF realizam competição de esportes eletrônicos neste fim de semana

14/05/2020

09:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Jogos Interatléticas UPF E-sports contemplam partidas de pôquer, Fifa 2020, CS: GO e LoL

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) alterou a rotina das pessoas de várias formas. Seja no trabalho ou no lazer, tudo precisou ser adaptado a favor do isolamento social. Com a prática esportiva não foi diferente, pois tanto as modalidades quanto às atividades físicas sofreram algum tipo de modificação. Isso aconteceu com os Jogos Interatléticas da Universidade de Passo Fundo (JOIA/UPF), que, neste ano, estão sendo realizados com esportes eletrônicos (e-sports).

Os Jogos reúnem onze atléticas das unidades acadêmicas da UPF, representadas pelas Faculdades de Medicina (FM); de Engenharia e Arquitetura (Fear); de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac); de Direito (FD); de Odontologia (FO); de Artes e Comunicação (FAC); de Educação Física e Fisioterapia (Feff); de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV); Institutos de Ciências Biológicas (ICB); de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) e de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Os participantes disputam quatro modalidades, que foram divididas em duas etapas. A primeira aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, com partidas de pôquer e Fifa 2020. Neste final de semana, 16 e 17 de maio, serão disputados CS: GO e LoL. O público poderá acompanhar ao vivo no canal de transmissão www.twitch.tv/joiaupf no sábado (16), a partir das 13h, e no domingo (17), às 11h. Alguns jogos terão narração.

Atléticas participantes dos Jogos

Conforme o presidente da Liga Esportiva das Atléticas da UPF, Matheus Ramien Brusamarello, está sendo um desafio realizar os JOIA diante da quarentena. “Tivemos que nos adaptar com uma nova forma de organizar jogos, tudo através do que a tecnologia oferece de melhor, fazendo conferências dos acadêmicos através de plataformas de vídeochamadas, assim como a transmissão on-line dos mesmos. Tudo bem organizado”, relata.

Os Jogos Interatléticas da UPF são os primeiros jogos e-sports universitários do interior do Rio Grande do Sul. Matheus comenta o significado disso para os organizadores. “É motivo de orgulho inovar com esses jogos on-line. Já vemos outras ligas de atléticas aderindo da mesma maneira. Fica como aprendizado para uma futura edição, quem sabe até mesmo uma segunda edição esse ano, com mais modalidades. Também deixamos um legado para continuar acontecendo, mesmo após a pandemia passar”, conta, destacando que as atividades são pensadas para levar lazer e competição aos estudantes em suas casas.