Universidade

Artesanato na terceira idade: atividade promove benefícios para a saúde física e mental

25/03/2024

11:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

A oficina é uma das 15 opções oferecidas pelo Creati UPF

“O artesanato me fez reviver, foi bom para minha memória que estava meio ruinzinha, comecei a ficar ativa de novo”. É assim que Rita Suzana Ferreira avalia as aulas de artesanato que realiza no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF). Seja em uma aula de bordado, pintura ou apliques, ela está sempre presente e garante que já sente os benefícios na saúde depois que começou a fazer a atividade.

Rita Suzana Ferreira é aluna da oficina de artesanato do Creati UPF

Segundo o professor Josimar Moschaider, a prática da atividade promove diversos benefícios para a saúde física e mental. “O artesanato trabalha muito a questão da mobilidade, psicomotricidade, a memória, a criatividade, é uma atividade que desperta vários interesses, pois trabalha bastante a questão do movimento do corpo, já que não se consegue ficar somente sentado trabalhando, as alunas caminham, movimentam as mãos, os dedos, então é bem produtivo, pois trabalha desde os movimentos do corpo até as questões de mente mesmo, como criatividade e inovação”, explica.

Realizada uma vez por semana, a oficina de artesanato mescla diversas atividades envolvendo pintura, madeira, costura, tecido, entre outras. “Geralmente, eu trago a proposta, mando algumas fotos para as alunas com algumas ideias, mas os artesanatos são todos produzidos por elas. Cada uma traz o seu material para que a gente possa fazer e criar”, comenta o professor Josimar, ao ressaltar que na última semana do mês as peças são produzidas especialmente para serem vendidas. “Surgiu a necessidade e a praticidade das nossas próprias alunas das outras oficinas comprarem um presentinho para uma amiga ou entre elas mesmas, então passamos a produzir algumas peças para venda, que ficam disponíveis aqui na nossa sala”, afirma. No mês de março, as peças produzidas foram temáticas de Páscoa, como cestas, coelhos, guirlandas e pesos de porta.

Quer fazer parte do Creati?

O Creati UPF dispõe de diversas oficinas para quem quer manter o corpo e a mente ativos. As aulas são realizadas em Passo Fundo, no Campus I (prédio B3) e no Bella Città Shopping, e nos campi de Carazinho e Lagoa Vermelha. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8580, WhatsApp (54) 98432-7166 ou e-mail creati@upf.br.