UPF Idiomas

“Aprender uma língua estrangeira tem sido um dos caminhos para o sucesso”

28/07/2020

11:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Diretora e aluna da UPF Idiomas destacam os motivos que tornam o conhecimento em um novo idioma fundamental na atualidade

Quando se aprende uma língua estrangeira, diversas oportunidades pessoais e profissionais podem surgir. Melhorar a posição no mercado de trabalho, viajar para outros países e conhecer pessoas e culturas diferentes são apenas alguns dos muitos benefícios que um novo idioma pode proporcionar para quem o domina.

Conforme a professora Aline Becker Pacheco, diretora do Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas, aprender uma língua estrangeira tem sido um dos caminhos para o sucesso. “Os idiomas mais básicos e procurados são geralmente o Inglês e o Espanhol, mas aprender Alemão ou o Francês também pode fazer uma grande diferença no mercado de trabalho. Ao estudar um outro idioma, é possível se desenvolver, pessoalmente, culturalmente e profissionalmente. Hoje em dia, o mercado está muitas vezes considerando, já como um pré-requisito básico, que seu colaborador já inicie suas funções dominando algum idioma. O que pode refletir muitas vezes em uma melhor remuneração. Quanto mais conhecimentos tiver, mais valorizado será”, relata.

Além do aspecto profissional, a fluência em uma nova língua ainda está ligada à questões culturais e a possibilidade de conhecer o mundo como um todo. De acordo com Aline, o estudo de um outro idioma permite ampliar o repertório cultural e o conhecimento global, facilitando o dia-a-dia. “Mesmo ao escutar uma canção, assistir a um filme ou seriado sem legendas, ou ler um livro ou artigos, abre uma gama enorme de possibilidades e facilidades ao dominar outros idiomas. Ainda é possível conhecer países onde este idioma é nativo, vivenciando novas realidades ao redor do mundo”, comenta.

Fluência em um novo idioma permite conhecer vários países

Conhecimento que abre portas
Quem está por dentro deste universo é a estudante do curso de Inglês da UPF Idiomas, Pamela Rodrigues. Ela acredita que a língua abre várias portas, tanto sociais quanto a fim de conhecimento. “Optei por aprender Inglês pois, para qualquer país que eu vá, seja visando estudos, como pós-graduações e mestrados, ou a fim de simplesmente viajar, tenho certeza de que serei compreendida”, menciona.

Também acadêmica de Fisioterapia da UPF, Pamela destaca os diferenciais do Centro de Línguas. “Os professores são ótimos, sempre trazendo conhecimentos novos e buscando ensinar o Inglês aplicado, mais adaptado ao dia-a-dia, de maneira ativa e dinâmica. Na minha formação acadêmica, a UPF Idiomas facilitou meu desenvolvimento e aprendizado. Isso porque, grande parte dos artigos científicos e publicações de grande valor são em Inglês ou tem sua tradução em Inglês. Além disso, facilitou o contato e participação em eventos internacionais, onde fui capaz de conhecer pessoas de outros lugares sem ter medo ou me sentir perdida”, conta.

Ingresse nos cursos da UPF Idiomas
De forma a oportunizar experiências como a de Pamela, as quais contribuem para o currículo e para a vida, a UPF Idiomas está com matrículas abertas para os cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Libras. A comunidade em geral pode se matricular de maneira on-line. Para isso, é necessário acessar o Manual de Rematrícula e efetuar o processo. As rematrículas também devem ser feitas da mesma forma.

As aulas iniciam em 03 de agosto. Devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19), as atividades estão ocorrendo remotamente. As aulas são ao vivo, com as mesmas turmas para quem já estava cursando, ou com a presença da turma on-line para quem ingressar.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail upfidiomas@upf.br, pelos telefones (54) 3316-8510, (54) 98145-4973 e no site www.upf.br/upfidiomas.