50 anos

Animação e alegria marcam a retomada das atividades presenciais do Creati

25/08/2021

09:11

Por: Caroline Simor

Fotos: Tainá Binelo

Grupo é o primeiro a voltar com ações presenciais. Com protocolos instituídos, os alunos puderam retomar um pouco da rotina

Eles tiveram que se adaptar e aprender a fazer atividades no modo on-line. Foi assim ao logo de um ano e meio, desde a implementação dos protocolos para conter a pandemia da Covid-19. Depois de terem se cuidado e esperado, nesta terça-feira, dia 24 de agosto, alunos do Creati da UPF retomaram os encontros presenciais. Animados e ainda mais motivados, os grupos participaram de oficinas de Dança, Alongamento e Yoga. Aos poucos retomando a rotina, eles seguem respeitando as orientações para que mais atividades possam ser realizadas.

Maria Beatriz Formigheri foi auxiliar de enfermagem, mas deixou a profissão ainda cedo e precisou cuidar do marido, que adoeceu. Ainda na ativa, ela trabalha produzindo materiais em tricô e crochê. Aos 70 anos, ela destacou a alegria de voltar e encontrar as amigas e pontuou que os netos foram incentivadores para que ela retomasse a aula. “É uma alegria voltar. Eu não quis fazer as aulas on-line, então, meu corpo estava precisando desse retorno. A gente pensa que as atividades de casa dão conta, mas não dão. Precisamos movimentar para nos sentir bem”, destacou.

“Os jovens de hoje vivem muito o virtual, mas para nós o tocar, o sentir e o ver é muito importante”. É o que pensa a Adiles Moser, 67 anos, professora aposentada. Depois de trabalhar por mais de 30 anos, ela estava só esperando o momento de ingressar no Creati. Ainda que tenha participado das aulas virtuais, Adiles estava ansiosa pelo retorno. “Gosto muito de vir aqui no Campus. É um retorno que fazemos ao passado. Os encontros on-line foram bons e eu já fazia atividades virtuais, pela minha formação na área da informática, mas voltar é ainda melhor. O presencial tem uma parte que é insubstituível, ainda que distantes pela pandemia, o olhar e estar mais perto é um afeto. A tecnologia é ótima, mas ainda não tem esse calor”, observou ela, que à época fez faculdade de Ciências, Matemática e uma especialização em Informática na UPF.

Espaço preparado e seguro

De acordo com o coordenador do Creati, Diego Piva, o grupo vem trabalhando há dois meses para adequar espaços e aplicar protocolos para o retorno, adaptando as salas e providenciando os materiais necessários para higienização e cuidados. 

Ele pontua que para o retorno dos alunos, é obrigatória a comprovação das duas doses da vacina, além do distanciamento durante as aulas e o uso de máscara ao longo de todas as ações. “Havia uma expectativa muito grande do retorno e elas estavam muito motivadas. Algumas ainda seguem com atividades on-line, por não se sentirem seguras. Estamos felizes por poder retomar um pouco da normalidade e poder dar sequência ao nosso trabalho, agora, de volta ao contato mais próximo”, frisa, ressaltando que nos últimos dias, o Centro contou com mais de 70 novas inscrições. 

Para saber mais sobre o Creati, basta acessar o site ou então entrar em contato com a equipe pelo telefone (54) 3316-8580.
 

INSCREVA-SE