Ensino

Amplie seus horizontes com uma especialização nas áreas de Engenharia e Arquitetura

13/01/2022

13:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

UPF oferece diversas opções para quem quer se especializar de maneira prática e com qualidade reconhecida

Investir em uma especialização é essencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho. Quando se trata de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Arquitetura, além de uma necessidade, ela pode abrir muitas portas ao profissional e impactar positivamente a carreira, afinal, esses profissionais estão cada vez mais requisitados, principalmente, por quem busca projetos sustentáveis e instalações inteligentes, funcionais e confortáveis.

Confira 5 opções de especialização on-line para você trilhar um caminho profissional de sucesso

 

1. Cidades inteligentes: tecnologia e inovação

A especialização visa formar um agente transformador, com uma visão bem definida sobre os aspectos tocantes às cidades inteligentes mediante perspectiva de tendências e inovações; fomentar a responsabilidade social e ambiental na consciência crítica do estudante; delinear as possibilidades atinentes às construções inteligentes e sustentáveis; apresentar a discussão acerca da mobilidade e acessibilidade urbanas no tocante a proposta de cidades inteligentes; discutir o aspecto da eficiência energética, bem como tópicos de reciclagem e destinação de resíduos; auxiliar na compreensão sistêmica e humana sobre a inserção da tecnologia nas atividades cotidianas como uma solução factível para os entraves até então existentes nas sociedades.

2. Engenharia elétrica – eletrotécnica

A pós-graduação na área de eletrotécnica busca oferecer conhecimentos acerca dos processos e projetos que englobam as etapas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; dos sistemas de proteção nos sistemas elétricos; de projetos e instalações industriais; da aplicação industrial de máquinas elétricas rotativas e a importância das técnicas de controle empregadas visando qualidade de energia elétrica; além da eficiência e qualidade de energia elétrica, bem como harmônicas e ruídos eletromagnéticos.

3. Engenharia ambiental e saneamento básico

Especializar e aperfeiçoar o conhecimento técnico e teórico dos profissionais de forma a subsidiar sua atuação na área ambiental, com enfoque nas questões sociais, econômicas e ambientais está entre os objetivos da especialização em Engenharia ambiental e saneamento básico. 

O curso visa, ainda, discutir os conceitos gerais, legislações, normas técnicas nacionais e internacionais, técnicas e procedimentos relacionados ao saneamento básico e a avaliação, gestão e monitoramento ambiental, além de aprofundar os conhecimentos dos profissionais para que possam atuar no diagnóstico e resolução de problemas ambientais nas organizações, públicas e privadas, assim como atuação nos ambientes rurais, naturais e urbanos. 

4. Engenharia de estruturas e fundações

A pós-graduação lato sensu em Engenharia de estruturas e fundações, tem entre suas finalidades, viabilizar o emprego de novas técnicas em estruturas, ampliar a compreensão de concepções acerca das estruturas e fundações, além de proporcionar ao profissional conhecer os fundamentos da engenharia estrutural, analisando os contextos regionais, históricos, culturais, técnicos e econômicos. 

5. Engenharia Industrial 4.0

O curso conta com uma metodologia focada nos princípios fundamentais da Indústria 4.0. Entre os tópicos abordados, estão o de capacitar e instrumentalizar análises conscientes acerca do contexto da Indústria 4.0 e apresentar oportunidades reais, através de pesquisa das principais necessidades do Brasil, de maneira a fomentar a constante adaptação acerca das novas tecnologias emergentes.

Conte com a UPF!

O profissional que ingressar em uma especialização on-line da Universidade de Passo Fundo irá encontrar a qualidade e reconhecimento que fazem parte da tradição da Universidade, além de garantir flexibilidade e autonomia para assistir as aulas no tempo e local que desejar.

“Um dos grandes diferenciais das especializações da Instituição em relação a outras disponíveis no mercado, é que os cursos têm o reconhecimento do MEC para o EaD com conceito 5, que é o máximo. Isso mostra que o que ofertamos é de muita qualidade. O profissional que fizer uma especialização na UPF terá um diploma de uma Universidade que tem grande reconhecimento, principalmente, em toda a região sul do Brasil”, pontua o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da UPF, professor Me. Marcos José Brusso.

A UPF oferece mais de 150 opções de especialização em diversas áreas do conhecimento, entre elas, Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. Conheça todos os cursos oferecidos em www.posonline.upf.br