Ensino

Alunos de Design Gráfico da UPF realizam visita técnica em gráfica

10/11/2017

14:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira, dia 8 de novembro, acadêmicos do curso de Design Gráfico da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram uma visita técnica na Gráfica Berthier, de Passo Fundo. A atividade foi organizada pelo professor da disciplina Design Gráfico em Mídias Impressas, Thomas Germano Battesini Teixeira e oportunizou aos acadêmicos conhecer algumas etapas e processos de impressão da indústria gráfica, acompanhados do gerente de produção da gráfica Alessandro Schmidt.

Com o objetivo de compreender melhor o fluxo de trabalho da indústria gráfica, os alunos visualizaram todo o processo, desde o recebimento do arquivo e as demais etapas até finalização e acabamento de um trabalho gráfico. Dentre as primeiras etapas, os acadêmicos vislumbraram a confecção de uma prova de contrato e a gravação de um CTP (computer-to-plate) para a matriz de impressão.

Posteriormente, a turma teve a oportunidade de conhecer a impressão e visualizar todo o processo, desde o controle de qualidade de cores até o funcionamento de uma das impressoras. Após, foram apresentados os locais onde são realizados os acabamentos, desde corte-vinco, plastificações, laminações, encadernações, entre outros. A turma ainda conheceu a etapa onde são feitos os refiles e cortes de materiais, demonstrado em uma guilhotina automática.

De acordo com o professor, a turma teve a oportunidade de conhecer todas etapas do fluxo de trabalho de uma gráfica, que dificilmente teriam como compreender apenas em sala de aula, tornando de suma importância o conhecimento dos mesmos da funcionalidade de uma indústria gráfica in loco.