Pesquisa e Inovação

ALRS busca UPF para ampliar o setor de piscicultura no Estado

23/08/2021

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Universidade é referência na área e, na última semana, recebeu comitiva que busca formas de potencializar a produção de peixes no Estado

Em visita pela região, o deputado estadual Sérgio Peres (Republicanos) esteve na Universidade de Passo Fundo (UPF) na última sexta-feira, 20. Presidente da Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura (CECAPIS) no Rio Grande do Sul, ele foi recebido pela reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, pela gestora do UPF Parque, Dra. Teofanes Foresti Girardi, pelo coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Cepagro), professor Dr. Fernando Pilotto e pelo professor Leonardo José Gil Barcellos, responsável pelo Laboratório de Fisiologia de Peixes da Instituição. A visita também contou com a presença do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo, Cristiam Thans, e do coordenador Regional de Agricultura do Estado, Josué Longo. Na pauta, a importância da Universidade para potencializar a área.

Durante a visita, eles conheceram um pouco do funcionamento e da estrutura da UPF, tanto no Parque Científico e Tecnológico, quanto no Cepagro. Além disso, também puderam ouvir de empresas parceiras da UPF a realidade da área da piscicultura na região, os principais desafios e quais seriam as mudanças necessárias para que o setor cresça no Estado. 

Em sua fala, a professora Bernadete ressaltou o papel da Instituição no desenvolvimento da agricultura na região e no Rio Grande do Sul e destacou que a Universidade tem, juntamente com as empresas parceiras, organizações e com o governo, condições de colocar em prática o projeto. “Sabemos que é um anseio regional e é também uma oportunidade ímpar de fazermos parte desse momento. Enquanto Universidade temos esse papel de fomentar o campo da ciência e da formação e, por meio de ações como esta, temos condições de fazer a região crescer ainda mais”, frisou.

A nova gestora do UPF Parque, Dra. Teofanes Foresti Giarardi, reafirmou o compromisso de toda a rede de inovação da UPF em dar andamento aos projetos instituídos. Segundo ela, com a estrutura e a expertise, o Parque será um aliado para que a piscicultura tenha o espaço que merece. “Estamos trabalhando para fortalecer, ainda mais, a inserção do UPF Parque na realidade de Passo Fundo e região. Vamos ampliar parcerias e fazer com que nossa estrutura de inovação e pesquisa esteja à disposição das necessidades de todas as áreas”, salientou.

Para Pilotto, a Universidade está preparada para atender a demanda e tem buscado, junto a empresas familiares da região, estabelecer as necessidades e demandas para o setor. “Sabemos da potencialidade da piscicultura e também conhecemos os desafios. Precisamos de investimentos e precisamos que a cultura seja incentivada, visto que existe um mercado que comporta essa realidade”, destacou o coordenador do Cepagro.

Leonardo Barcellos destacou que historicamente a área da piscicultura carece de uma legislação que dê segurança jurídica e permita sua ampliação. Segundo ele, que pesquisa o tema há 30 anos, existe uma demanda, bem como o desejo de que o Rio Grande do Sul possa ser referência na área. “Outros estados vêm até a UPF buscar formação e sabemos que temos todas as condições para não apenas formar, mas também oferecer os produtos. O que nos falta é apoio, uma visão do Estado voltada para tornar o setor produtivo, rentável e sustentável”, observou.

O Deputado Sérgio Peres ouviu as demandas e destacou que a Comissão pretende buscar emendas para viabilizar o setor. “Sabemos quais as dificuldades e também o que precisamos fazer para que as famílias possam se organizar e criar mais cooperativas. Também vamos buscar, junto ao Ministério Público e o Governo do Estado, mais incentivos para potencializar o trabalho já realizado”, pontuou.