Ensino

Acadêmicos de Medicina Veterinária visitam a RPPN UPF

08/03/2018

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Medicina Veterinária promoveu uma atividade diferente na última quarta-feira, 7 de março. Acadêmicos da disciplina de Ecologia Geral, do primeiro nível, acompanhados pelo professor Dr. Jaime Martinez, conheceram a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF). 

De acordo com o professor Martinez, a atividade objetivou o estudo de diferentes ecossistemas da RPPN UPF, relacionando-os com a fauna silvestre registrada e difundindo a Reserva como estratégia para a conservação da natureza, destacando ainda que o local é importante para a proteção do ecossistema aquático do Arroio Miranda. “Na RPPN UPF já foram registradas mais de 120 espécies de aves, carnívoros (como gato-do-mato-pequeno, coati, mão-pelada, graxaim-do-mato), roedores (cutia, capivara, paca), cervos (duas espécies, com uma população de mais de 20 indivíduos) e mais de 70 espécies de árvores”, informou o professor. 

Entre as atividades realizadas, os acadêmicos observaram os diferentes estágios de sucessão da vegetação na evolução dos ecossistemas; a caracterização legal e a importância da categoria RPPN e os recursos naturais importantes à fauna silvestre. Além disso, puderam ver aves e mamíferos silvestres, diretamente ou pelos registros das armadilhas fotográficas e por sinais reveladores.  “Os alunos conheceram uma nascente de água dentro da RPPN, avaliando a importância da vegetação ao longo do Arroio Miranda para a proteção da qualidade de suas águas e para o bem-estar da vida animal, assim como no abastecimento de cerca de 60% da população humana de Passo Fundo”, destacou Martinez.

A aula na RPPN contou com a participação dos bolsistas e voluntários que atuam no projeto de extensão "RPPN UPF: área protegida educadora": Cassiê Rebellato de Souza (mestranda do PPGCiAmb), Luís Eduardo Silva dos Santos (mestrando do PPGCiAmb), Karen Petry (acadêmica de Ciências Biológicas-L), Fernanda Maraschin (acadêmica de Ciências Biológicas-L), Murilo Ardenghi (acadêmico de Ciências Biológicas-B) e Maurício Xavier (acadêmico de Med. Veterinária).