Geral

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizaram estágios em empresas nacionais e internacionais

04/12/2019

17:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Cerca de 50 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária apresentam as experiências dos seus estágios curriculares nesta semana na UPF

Acadêmicos concluintes do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam, de 2 a 6 de dezembro, da defesa das bancas dos estágios curriculares. Além de experiências no Hospital Veterinário da UPF, em instituições de Passo Fundo e de outros municípios do Rio Grande do Sul, os acadêmicos compartilham seus conhecimentos adquiridos em empresas situadas em outros estados brasileiros, como Paraná e São Paulo, bem como em países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Suécia.

O Estágio Técnico Profissional é uma das disciplinas obrigatórias do curso de Medicina Veterinária realizadas no décimo nível do curso. “São no mínimo 450 horas. Temos 49 alunos concluintes, em diferentes áreas da Medicina Veterinária, que realizaram estágio nas áreas de animais silvestres, peixes, laboratório, aves, cães, gatos, equinos, suínos, entre outras. Os profissionais das empresas e de diferentes instituições recebem os nossos alunos com muito satisfação, pois eles têm a Veterinária da UPF como uma referência positiva”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Laura Rodrigues.

O acadêmico Rafael Levandowski realizou seu estágio em um laboratório de alimentos da Universidade da Coreia, em Seoul, com foco em lactobacilos. Uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e realizar um desejo pessoal de conhecer mais de perto a cultura asiática. “No final da faculdade, consegui unir a minha vontade de ir para a Coreia do Sul e fazer o estágio na área que eu gosto, que é microbiologia. Participei de um programa de pós-graduação da Universidade ajudando mestrandos e doutorandos em projetos diversos. Agora, pretendo realizar um mestrado nessa área”, revelou o acadêmico.

A área de avicultura, apresentada no decorrer do curso, encantou o estudante Enzo Mistura, que entrou na faculdade com outra área de atuação em mente. Ele acabou realizando seu estágio na empresa Cobb-Vantress, nas unidades instaladas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Quando entrei na Veterinária, não tinha interesse pela produção, era mais pela parte clínica. No entanto, após o segundo semestre, eu conheci a produção animal, a avicultura. A experiência do estágio foi incrível. A Cobb é a mais antiga empresa de genética do mundo e ela é venerada aqui no sul pela área de avicultura. Ela tem muita experiência e manejos diferenciados. Agregou muito”, comentou o estudante.

Já a acadêmica Bruna Alessandra Von Dentz escolheu a área de aquicultura (baseada no cultivo de organismos aquáticos, entre eles, os peixes) para realizar seu estágio. “Realizei meu estágio na Unoeste, em Toledo, no Paraná. Estou adorando a área. O estágio me trouxe uma vivência diferenciada. Lá, eles têm uma produção enorme de peixes, semelhante à de leite e de gado aqui no Rio Grande do Sul. Aprendi muita coisa e agora estou tentando um mestrado na área”, destacou Bruna.

A área de pequenos animais foi a escolha da estudante Natália Fogali Cortese. “Meu estágio foi na São Francisco Centro Veterinário, em Bento Gonçalves (RS). Essa foi a área com a qual mais me identifiquei. O estágio me trouxe um crescimento pessoal e profissional enorme. Tive a oportunidade de conviver com pessoas capacitadas que me trouxeram mais conhecimento”, comentou Natália.