Ensino

Acadêmicos de Medicina Veterinária da UPF participam de Congresso Brasileiro de Reprodução

20/05/2019

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Estudo sobre produção de embriões apresentado no congresso foi premiado e será publicado em uma revista da área

Alguns dos maiores especialistas da área de reprodução animal estiveram presentes no XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, realizado de 15 a 17 de maio na cidade de Gramado/RS. O evento contou com a participação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) Fernanda Luiza Facioli e Luiz Artur Legal, que foram acompanhados pelo professor Dr. Ricardo Zanella.

O Congresso reuniu aproximadamente 45 palestrantes nacionais de quase todos os estados do Brasil e também pesquisadores estrangeiros, os quais apresentaram temas relacionados aos últimos avanços científicos e tecnológicos de interesse da reprodução animal. Para Zanella, é de extrema importância a participação dos acadêmicos com o mundo científico. “São eventos como esse que favorecem a interação profissional e os contatos com o mundo externo. Precisamos estimular nossos acadêmicos a participarem de mais eventos técnicos científicos, para criar neles um pensamento crítico, além das atualizações que estão ocorrendo no segmento de reprodução animal”, aponta ele.

Trabalho premiado
Durante esse evento, a acadêmica Fernanda Facioli, integrante do grupo de pesquisa de Reprodução e Genômica Animal da UPF, apresentou um trabalho de pesquisa desenvolvido no curso de Medicina Veterinária, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação. O trabalho, intitulado de “A viabilidade econômica e a produção de embriões com o uso de FIV e SOV em bovinos da raça Wagyu”, foi agraciado com uma premiação, ao final do evento, para ser publicado na sua íntegra na revista do Colégio Brasileiro de Reprodução.

O evento também teve a participação de egressos do curso de Medicina Veterinária da UPF, entre eles, Paulo Michelon, Luis Eduardo Albarello e Douglas Telles.