Ensino

Acadêmicos de Direito participam de Júri Simulado no Fórum de Passo Fundo

26/05/2023

13:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Estudantes da UPF puderam vivenciar uma experiência prática em uma estrutura real

A inserção dos acadêmicos em cenários de prática desde o início da graduação possibilita uma formação completa e é um dos diferenciais dos cursos oferecidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Entre as atividades práticas do curso de Direito, da Escola de Ciências Jurídicas (ECJ), está o Júri Simulado, que ocorreu nesta sexta-feira, 26 de maio, no Salão do Júri, no Fórum de Passo Fundo, e reuniu estudantes de diversos níveis do curso.

Durante a atividade, que se estende durante todo o dia, os acadêmicos estudam um caso real, que dessa vez é um homicídio duplamente qualificado. “São acadêmicos praticamente formandos, que estão na penúltima disciplina de Processo Penal, então é a oportunidade de trazer todo o conhecimento dos processos teóricos, abordados por tantos professores ao longo do curso, para a prática, dentro do plenário. O Júri tem a característica de trazer muitos conhecimentos e também desenvolver outras capacidades que são notórias ao Direito, principalmente, o poder de argumentação, a partir de um fato concreto, a oralidade, que hoje é tão valorizada”, comenta o professor da disciplina, Me. Luiz Fernando Pereira Neto. 

Uma novidade do Júri é o local de realização. Após mais de 20 anos, a atividade voltou a ocorrer no Fórum de Passo Fundo. “Nossa Escola de Ciências Jurídicas, que tem 60 anos, em outros tempos já utilizou o plenário do júri. Nos últimos 20 anos, utilizamos nossa estrutura na Universidade que é completa para a realização de júris. Entretanto, estar aqui é importante porque dá mais uma característica de realidade, já que é um local que será utilizado pelos estudantes em suas carreiras futuras”, afirma o professor, que agradeceu à juíza Ana Paula Caimi, diretora do Foro da Comarca de Passo Fundo, que viabilizou a realização da atividade.

Os acadêmicos que participaram do Júri Simulado comentaram sobre a oportunidade de vivenciar a experiência. O acadêmico do oitavo nível do curso, Fernando Morello, teve a função de ser o juiz e pontuou que a atividade oportuniza aliar a teoria com a prática. A estudante Marcieli Oliveira dos Santos, do nono nível, descreveu a atividade como um momento único. “Na atividade eu represento o Ministério Público, como promotora de justiça, promovendo a acusação do réu. É uma experiência única na nossa vida acadêmica, estou muito feliz por participar dessa atividade e poder sentir um pouco de como é estar no plenário do júri”, destaca. Integrante da equipe de defesa, a estudante Elvia Aparecida de Azeredo, do oitavo semestre, compartilha do mesmo sentimento. “Participar do primeiro júri que ocorre no Fórum de Passo Fundo com certeza é um grande aprendizado e uma oportunidade de colocar em prática o que vimos em sala de aula”, afirma. 

A equipe de jurados foi composta por estudantes de níveis iniciais do curso. Acompanharam o Júri Simulado o pró-reitor acadêmico da UPF, Dr. Edison Alencar Casagranda, o diretor da Escola de Ciências Jurídicas, Dr. Rogerio da Silva, acadêmicos e professores.