Ensino

Acadêmicos de Ciências Biológicas realizam visita técnica em Curitiba

17/12/2018

13:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, na sexta-feira (14), visitas guiadas por áreas ambientais na cidade de Curitiba. 

A experiência, segundo o professor Dr. Cristiano Roberto Buzatto, possibilitou aos estudantes dos diversos níveis de graduação uma expansão dos conhecimentos científicos construídos sobre Botânica. “O Herbário do Museu Botânico de Curitiba abriga a maior coleção científica de biologia vegetal do sul do Brasil e, a partir do interesse dos próprios alunos, a viagem permitiu que eles observassem a estrutura de um Jardim Botânico, além de conhecer o mercado de trabalho e a educação ambiental”, explica. 

O acervo museológico abriga cerca de 400 mil exsicatas (plantas secas preservadas e identificadas que são tratadas e fixadas em cartolina) pertencentes à flora brasileira e de demais regiões do globo terrestre. Além de conhecê-las e assistir ao processo de catalogação, os acadêmicos percorreram trilhas sensoriais, onde puderam sentir a textura e o aroma das plantas, e, no Passeio Público, tiveram contato com espécies nativas e exóticas da fauna e da flora brasileira. 

Para o acadêmico Lucas Risson, essa incursão acentuou a importância de desenvolver um pensamento voltado à sustentabilidade. “Curitiba é vista como a capital ecológica do Brasil porque conserva diversas espécies e possui praças que englobam uma biodiversidade própria. Ao mesmo tempo em que foi possível complementar saberes sobre as áreas botânica e ambiental, também ficou evidente que o trabalho de conservação deve ser coletivo”, enfatiza.