Ensino

Acadêmicos de Agronomia da UPF realizam viagem de estudos pelo país

15/03/2024

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade busca apresentar aos estudantes técnicas utilizadas no cultivo de espécies não cultivadas no RS e ampliar as oportunidades na área do agro

Como forma de expandir os conhecimentos em atividades que vão além da sala de aula, cerca de 40 acadêmicos de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam, desde segunda-feira, 11 de março, de uma viagem de estudos ao Mato Grosso do Sul e Paraná. Até esta sexta-feira (15), eles realizam uma série de visitas a lavouras e empresas, acompanhando demonstrações e atividades práticas desenvolvidas nestes locais.

Realizada há 12 anos, a iniciativa busca apresentar aos estudantes as principais técnicas utilizadas no cultivo de espécies não cultivadas em extensão no Rio Grande do Sul, como mandioca e cana-de-açúcar, e de culturas que não são cultivadas no estado, como algodão e café. Segundo o professor da UPF, Dr. Mauro Antônio Rizzardi, a atividade oportuniza que os estudantes conheçam outros sistemas produtivos existentes no Brasil, ampliando as possibilidades de atuação na área do agro.

Um dos locais visitados foi a Fazenda Planalto, do grupo SLC Agrícola, que é líder na produção de algodão e grãos no Brasil. “Atividades como essa, para outras regiões do Brasil, oportunizam o contato com realidades diferentes da nossa, outras culturas de larga escala agrícola, como o algodão, o café, a cultura da mandioca, todo o sistema de soja, milho safrinha do centro-oeste, e, além disso, também nos coloca em contato direto com as empresas que atuam nesses setores, nessas culturas e, então, abrem-se novas portas, novas oportunidades de trabalho para um futuro estágio que possa se concretizar numa carreira nessas empresas”, afirma o professor, ao mencionar o exemplo do egressa Luiara Cristina Cauz, que realizou a viagem em 2021, conheceu a SLC Agrícola, fez estágio de final de curso na empresa e, atualmente, trabalha no local.

A viagem reuniu acadêmicos do 5º ao 9º semestres para cinco dias de muita informação e interação. Um desses estudantes é o Raul Cunegatto. Ele destaca que o que mais gostou da atividade foi o contato com as empresas, que oportuniza aprender sobre o negócio e funcionamento delas. “O que eu mais posso destacar de aprendizado é o contato com as empresas e fazendas em grandes grupos e como eles realizam o controle de toda a produção, como organizam toda a parte operacional, a dinâmica e, claro, que também o contato com outras culturas que não estão presentes no dia a dia de produção da nossa região do sul do Brasil”, comenta.