Ensino

Acadêmicos da Engenharia Civil visitam obra da nova ponte do Guaíba

20/05/2019

17:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, no dia 18 de maio, de uma viagem técnica às cidades de Porto Alegre e Viamão. O grupo foi recepcionado primeiramente por representantes da Construtora Queiroz Galvão, que apresentaram a obra da nova ponte do Guaíba por meio de um vídeo e posterior visita ao canteiro de obras. 

A viagem ocorreu por iniciativa do estudante do 6º nível de Engenharia Civil, Mateus Peruzzo Pauletto.  “É uma obra que você não encontra em qualquer lugar, dá para dizer que é uma obra que você consegue acompanhar uma vez na vida, uma obra gigantesca. Após ver uma matéria na televisão, decidi entrar em contato com a construtora para marcar uma visita, isso foi em janeiro e conseguimos marcar para maio. Foi uma experiência ótima e única”, contou. 

No período da tarde, o grupo se deslocou ao município de Viamão, onde foi recebido na empresa Esmara, fabricante de estruturas em madeira laminada. Lá, foram prestadas orientações sobre o procedimento de fabricação e tratamento da madeira. 

A viagem encerrou com uma visita ao hotel Vila Ventura, para a observação de algumas vigas produzidas pela Esmara. O hotel foi sede da seleção do Equador na Copa do Mundo de 2014, apresentando um projeto de expansão, contemplando um condomínio fechado com uma praia artificial aquecida e uma estrutura única de praia artificial indor com tecnologia de captação de energia solar chinesa.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Dr. Zacarias Chamberlain, Dr. Moacir Kripka e Dr. Fernando Ramires, que orientaram os estudantes sobre questões estruturais de projeto; pelo professor Me. Eduardo Brum, que contribuiu com questões relacionadas à gestão de obras e construção civil; e pelos professores Dr. Francisco Dalla Rosa e Me. Eliara Riasyk Porto, que responderam a questionamentos relacionados à infraestrutura viária.