Geral

Abril Verde discute a segurança e a saúde no trabalho

13/04/2023

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins e Divulgação

Atividade da Divisão de Gestão de Pessoas promoveu sensibilização a respeito do tema com os funcionários da UPF

Sensibilizar os trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis, é o objetivo do Abril Verde, mês da Segurança e Saúde no Trabalho. Ciente da importância de debater esse assunto, a Divisão de Gestão de Pessoas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) promoveu, durante a manhã desta quinta-feira, 13 de abril, uma ação junto aos funcionários para marcar mais um Dia D da Campanha Encorajar.

A atividade contou com a parceria da equipe do projeto de extensão ComSaúde, que realizou dinâmicas e passou orientações sobre segurança e saúde no trabalho aos presentes. Na ocasião, foram interpretadas paródias das músicas “Gaúcho de Passo Fundo” e “Fico Assim Sem Você”, com versos relacionados ao tema do Dia D. Também foi desenvolvida uma prática com uma corrente de papel, para demostrar que o objeto simboliza prevenção. Ainda, o grupo mencionou dados importantes, como o fato de que no Brasil, em 2020, ocorreram 221 mil acidentes de trabalho graves e com afastamento por mais de 15 dias. Desse número, 10% dos acidentes aconteceram no Rio Grande do Sul, ou seja, foram mais de 20 mil somente no estado. Já em Passo Fundo, a porcentagem foi de 0,7%, isto é, mais de 100 acidentes.

De acordo com a coordenadora do ComSaúde, professora Cristiane Barelli, é extremamente relevante abordar a temática da segurança e saúde no trabalho com os funcionários pois ela pressupõe um passo anterior, que é a prevenção. “Prevenir é o melhor negócio. Nosso projeto de extensão ComSaúde, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), está realizando visitas em diversos setores, de forma lúdica, para levar essa mensagem”, comentou.

A engenheira de Segurança do Trabalho do SESMT, Fernanda Guilem Fortes, relatou que constantemente são realizadas conversas sobre segurança e saúde no trabalho, mencionando que ter um Dia D para isso é algo especial para lembrar da importância da prevenção.

A ação deve ocorrer novamente em 28 de abril, no turno da tarde, no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.