Ensino

Abertura do Fórum Estadual de Defesa Sanitária Animal debate temas relacionados ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA)

10/08/2021

15:50

Por: Assessoria de Imprensa

O I Fórum Estadual de Defesa Sanitária Animal, promovido pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) e o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA), teve início na segunda-feira, 9 de agosto. O encontro de abertura debateu os principais assuntos relacionados ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

Mais de 500 pessoas, entre acadêmicos e profissionais das áreas de medicina veterinária, zootecnia e produtores rurais acompanharam, de forma on-line, as três palestras oferecidas no primeiro dia, com os seguintes temas: “Atuação do Programa Estadual de Sanidade Avícola”, com Ananda Paula Kowalski; “Importância da Salmonella e seu impacto frente a Defesa Sanitária”, com Laura Beatriz Rodrigues; e “Estratégias preventivas para o controle de Newcastle e Influenza Aviária”, com Flávia Bornancini Borges Fortes.

O I Fórum Estadual de Defesa Sanitária Animal visa aproximar a comunidade, ao mostrar o que está sendo feito para melhorar a sanidade animal das diferentes cadeias e buscar soluções para os principais problemas que os programas sanitários enfrentam na sua aplicação prática. “Com estes encontros buscamos aperfeiçoar a formação acadêmica e também aprimorar o conhecimento dos profissionais que já trabalham com esses programas. É um evento muito importante, pois os palestrantes são pessoas que estão conduzindo estes programas no RS”, pontua o professor Dr. Fernando Pilotto, coordenador do evento.

A programação do Fórum segue até sexta-feira (13). As palestras são transmitidas no canal da UPF Online no Youtube sempre das 19h às 22h. Confira a programação completa AQUI. O evento conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.