Ingresso

A tecnologia como solução de problemas

09/11/2021

07:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Preparando-se para concluir a segunda graduação, egresso propõe soluções nas áreas da saúde e agricultura e acumula artigos internacionais, registros de software e prêmios

O gosto por matemática e tecnologia acompanha João Pedro Mazuco Rodriguez desde o ensino médio. Tanto é que ele decidiu ingressar no curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e foi aí que descobriu a paixão pela área de vez. Desde o primeiro semestre, participa de grupos de pesquisa e agora já se prepara para concluir a segunda graduação, dessa vez, em Engenharia da Computação.

João Pedro Mazuco Rodriguez é egresso de Ciência da Computação e se
prepara para concluir a segunda graduação, em Engenharia da Computação

“Conheci a professora Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi no primeiro semestre e ela me convidou para participar do grupo de pesquisa dela. Prontamente aceitei e fiquei um período como voluntário de pesquisa”, conta. Mais tarde, permaneceu um período como extensionista e voltou em 2017, quando surgiu a oportunidade de uma bolsa de iniciação científica para o mesmo grupo que já havia participado. “Desde então estou com essa bolsa de pesquisa e, nesse meio tempo, auxiliei vários alunos do Mestrado Profissional de Computação Aplicada da UPF com suas teses”, afirma Rodriguez.

Participação em grupos de pesquisa e desenvolvimento de softwares
Desde que entrou na Universidade, o estudante, de 25 anos, já desenvolveu vários aplicativos que visam solucionar problemas nas áreas da saúde e agricultura. “Desenvolvi um para insulinodependentes, outro para hipertensos e um serious game para reabilitação de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que foi meu trabalho de conclusão de curso”, relata, ao destacar que também entrou como voluntário em outro projeto de pesquisa, com o professor Dr. Rafael Rieder, auxiliando no desenvolvimento de um software em parceria com a Embrapa Trigo para detecção e classificação de pulgões, usando técnicas de visão computacional e inteligência artificial. “O AphidCV é um software de detecção e classificação de afídeos, os pulgões, e já recebemos contato de grupos internacionais com interesse nele”, ressalta.

Atualmente, ele trabalha no desenvolvimento de um algoritmo na área da saúde, utilizando inteligência artificial em imagens de exames histopatológicos, que será o trabalho de conclusão de curso da segunda graduação. “A ideia é realizar a detecção da bactéria Helicobacter pylori em biópsias gástricas, para auxiliar os patologistas a realizarem um laudo mais preciso e menos custoso em tempo”, afirma.

Conhecimento que agrega e expande o leque de possibilidades
Segundo Rodriguez, o interesse pela Engenharia de Computação veio durante o primeiro curso, em que se viu fascinado pelos mecanismos internos de um computador, sua arquitetura e seu funcionamento em nível lógico e elétrico. “Sempre tive a ideia que o meu segundo curso, além de propiciar novos conhecimentos, poderia me ajudar a expandir o leque de possibilidades no mercado de trabalho também”, salienta. “Hoje, eu estou seguindo um caminho mais afastado da engenharia, a inteligência artificial, mas a base matemática forte do curso de engenharia me auxiliou muito a ter facilidade no entendimento dos mecanismos de sistemas estatísticos complexos, como o de redes neurais artificiais, por exemplo”, pontua.

O egresso considera que a UPF teve um papel muito importante em toda a trajetória como estudante. “No ensino, os professores sempre foram atenciosos e os conteúdos eram muito agregadores. A Instituição propicia um leque de oportunidades de aprendizado que vão muito além das aulas e é o que indico para todos os alunos com quem converso”, afirma Rodriguez. 

“Os projetos de extensão e pesquisa com certeza foram os que mais agregaram em conhecimento e também em currículo. Hoje tenho diversos artigos internacionais, registros de software e prêmios e foi graças a essa bagagem que hoje posso estar em contato com profissionais da maior rede de diagnóstico da América Latina, a Dasa, e com diversos profissionais e pesquisadores ao redor do mundo”, observa o estudante.

Vestibular de Verão UPF
Se você tem o sonho de viver experiências imersivas, assim como João Pedro, escolha cursar uma graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF). As inscrições para o Vestibular de Verão 2022 da UPF estão abertas pelo site vestibular.upf.br. São 50 opções de cursos de graduação. Com provas presenciais e remotas, o processo seletivo ocorre em toda a estrutura multicampi.

Para as provas presenciais, as inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 9 de novembro, e as provas serão realizadas no sábado, dia 13 de novembro. Para o formato remoto, as provas serão contínuas. O processo seletivo também pode ser por meio do aproveitamento da nota da redação do Enem de 2010 a 2020.

Para o curso de Medicina, as inscrições também encerram no dia 9 de novembro e a prova será na modalidade presencial no dia 13 de novembro, no Campus I. Os participantes também poderão optar pelo aproveitamento da média do Enem de 2019 e 2020.