Vestibular

A roupa “fala”

26/10/2018

17:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

A moda é uma linguagem e o modo de vestir revela muito sobre uma pessoa

A moda “fala”. De modo não verbal, mas se comunica. Isso significa que aquilo que uma pessoa veste diz muito sobre ela, reforçando a sua identidade, comportamento e cultura. Portanto, moda é linguagem. Ela, que nos tempos modernos também vem sendo utilizada como sinônimo de estilo, é capaz de revelar até preferências musicais, religiosas e políticas. Não é uma questão de julgamento, mas de percepção do olhar do outro, já que o ser humano costuma fazer uma leitura daquilo que está observando. 



Uma das questões bastante abordadas quando se fala nesse meio é a forma com que a moda se comunica por meio da linguagem não verbal, aquela que não utiliza a fala ou a escrita, mas se expressa por meio de elementos comunicativos como símbolos, objetos, cores, gestos, figuras, entre outros. “A linguagem não verbal é toda a questão da aparência e da linguagem de símbolos e gestos. A nossa segunda pele, no caso a roupa, nos representa. Ela causa mais impacto, no primeiro contato, do que a própria palavra e a entonação de voz. Ela tem um significado triplo comparado com outros elementos”, explica a coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF), Me. Vânia Regina Bergonsi.

A linguagem não verbal também representa a primeira impressão de uma pessoa. “Moda é comportamento, reforça a identidade da pessoa. Ela dá a oportunidade de as outras pessoas fazerem um pré-julgamento, não vamos entrar na questão ‘julgar pela aparência’, mas todos nós acabamos de uma maneira ou outra fazendo uma análise do outro. Às vezes, as roupas podem causar prejuízos à sua imagem, principalmente dentro do dress code (imagem corporativa e profissional), em um contexto no qual você pode passar uma linguagem diferente dentro de um ambiente sério, por exemplo”, comenta a professora.

Estilo é a palavra com maior poder para se referir à moda atual. “No século XXI, a palavra moda praticamente caiu em desuso, pois temos um supermercado de ideias. O que está em alta é usar moda em sintonia com nosso estilo, ou seja, a pessoa consumir com consciência, sem abusos, com o comportamento que mais está em alta no mundo, que se chama vida simples. Assim criaremos o vestir high-low, sem um padrão representativo”, pontua Vânia.

Conforto também se tornou a palavra-chave de qualquer visual. “Saber o estilo que você tem para comprar o produto adequado vai evitar que você coloque dinheiro fora e simplesmente acumule produtos. Como fazer isso? Se alinhando ao espelho, tendo o conhecimento de seu próprio corpo, prevendo ocasiões e percebendo o que fica bem em você e faça você “sentir-se bem”, observa Vânia.

Moda também é cultura. “Cada região tem suas peculiaridades. Quando lançam as tendências, a gente observa que em determinadas regiões elas se adaptam mais rapidamente. Já em outras, levam um ciclo de até um ano, por exemplo. Tudo isso faz da moda uma profissão com muitas direções e bastante dinâmica”, pontua a professora. 



O curso de Design de Moda da Faculdade de Educação (Faed) da UPF analisa e pesquisa sobre todas essas questões envolvendo o mundo da moda. O tecnólogo em Design de Moda está apto a elaborar e a gerenciar projetos de produtos para a indústria de confecção do vestuário, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos. Sua formação permite, ainda, ser produtor na organização de eventos do setor, como desfiles, lançamento de coleções e feiras. “O curso de Moda tem fator multiprofissional. O nosso egresso tem uma gama grande de trabalho para seguir, como criador de produto em seu próprio ateliê, numa empresa criando coleções, na produção de moda fazendo catálogos, como personal stylist orientando nessa imagem não verbal, na organização de malas, na modelagem, que é a alma da roupa, entre outras diferentes oportunidades. Agrega muitas áreas. Outro elemento que contribui é o fato de que estamos inseridos em uma região que conta com um importante polo de confecção, como Guaporé e Sarandi, por exemplo”, revela Vânia.

Para saber mais sobre o curso, acesse vestibular.upf.br. As inscrições para esse e para outros 57 cursos da UPF estão abertas até o dia 12 de novembro nesse mesmo endereço. A prova ocorre no dia 17 de novembro, às 14h.