Ensino

A pesquisa em sala de aula é debatida na III Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais

14/11/2018

16:46

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou a abertura da III Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais na noite dessa terça-feira, 13 de novembro. O evento, bianual, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates e com o Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT) da URI.

De acordo com a coordenadora geral do evento, professora Dra. Aline Locatelli, as atividades da Mostra iniciaram ainda no período da tarde, sendo um evento importante para validação dos produtos educacionais produzidos pelos mestrados profissionais. “A Mostra conta com apresentações de trabalhos para a validação dos produtos educacionais, mas também tivemos pôsteres, por meio dos quais foram apresentados projetos de produtos educacionais”, explicou ela.

O professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Unesp/Rio Claro), que atua também como coordenador da Área de Ensino/Capes, foi o palestrante da noite, abordando a temática “Pesquisa em ensino e sala de aula”. Conforme Borba, a integração da pesquisa com produtos é muito importante para que a sociedade possa desfrutar dos seus benefícios. “A visão de que nem sempre uma pesquisa produz resultados imediatos precisa ser combatida. Na posição de coordenador da área de ensino da Capes, destaco que é importante ter a pesquisa e que em algum momento ela chegue até a fonte desse problema, ou seja, à sala de aula ou a uma escola não-formal, a uma tribo indígena, entre outros espaços educativos”, destacou ele.

No mesmo evento, Borba lançou o livro “Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação”, abordando a mesma temática de sua palestra. “No livro em que, por coincidência, tem a ver com esse tema, abordo como a pesquisa pode chegar na sala de aula. Por exemplo, tem uma pergunta irônica que foi feita há alguns anos atrás que diz ‘se há tanta pesquisa em educação, por que a educação no Brasil não melhora?’. Essa pergunta nos engana, pois o fato de ter uma pesquisa não significa que vai ter uma transformação. É preciso ter políticas públicas e uma série de outros fatores que independem da pesquisa”, pontuou o professor.

A abertura do evento contou com a apresentação musical do professor Dr. Adriano Teixeira. 

Programação
A programação da Mostra segue nesta quarta-feira, 14 de novembro, com a presença de egressos do curso apresentando relatos de experiências de atuação. Pela manhã, houve uma mesa redonda com o tema “Produtos educacionais e seu papel na qualificação da educação básica”, com a participação do Dr. Antônio Vanderlei dos Santos (URI), do Dr. Italo Gabriel Neide (Univates), da Dra. Thaís Scotti do Canto Dorow (UFN) e do Dr. Marco Antonio S. Trentin (UPF); e com a participação especial do Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Unesp/Rio Claro). Pela tarde, são apresentadas as sessões com relatos de experiência, encerrando a programação do evento.