Geral

A moda e sua multidisciplinaridade

15/08/2019

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Desfile “Black and White” dos acadêmicos de Design de Moda da UPF é parte de um projeto que visa formar o estudante nos diversos âmbitos do mercado da moda

O design de moda não envolve somente estilistas, mas tudo o que o mundo da moda oferece. Pensando nesse contexto, o curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve o Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM), que propicia aos estudantes o contato com a pesquisa, o desenvolvimento de protótipos e a divulgação do produto ao mercado consumidor. O “Black and White”, tema do desfile organizado pelos acadêmicos do V nível do curso neste semestre, é uma das atividades do PIM e foi realizada na quarta-feira, 14 de agosto, no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I da UPF.

Muitas pessoas, ao pensarem em design de moda, logo trazem à mente a profissão de estilista, que cria, desenha e desenvolve as roupas. Mas esse mercado é muito maior. A indústria da moda é ampla e necessita de profissionais atuando em diversas atividades, desde a idealização da peça até a venda ao consumidor. “O design de moda tem um leque grande no mercado de trabalho e não se limita à atuação como estilista. O profissional pode trabalhar em várias áreas, tais como consultoria de moda, produção de eventos, fotografia de moda e escrita em blogs. Além disso, pode atuar com personal styling ou mesmo na linha de costura e desenho, entre outras”, comenta a coordenadora do curso de Desing de Moda, professora Me. Dulcicleia Antunes.

Nesse sentido, o PIM contribui para uma formação integral do estudante. “O projeto é um apanhado de todas as disciplinas que o aluno cursou até o quinto nível e uma prévia do desfile final que ocorre no final do ano, em novembro. É a união das disciplinas de construção do vestuário, das de comunicação do produto e de outras de caráter fundamental, como é a metodologia projetual”, destaca a professora Me. Maria Aparecida Israel, também conhecida como Cida Israel.

Uma das atividades do projeto foi desenvolver um desfile, a partir de uma temática, que, nesta edição, foi “Black and White”. “Damos aos estudantes um tema e eles escolhem um subtema, para desenvolver dois looks a serem apresentados ao público no desfile. Acredito que o preto e branco, tema definido nesta edição, mostra a constante dualidade que existe no ser humano e no que nos rodeia. Há sempre um lado escuro e um branco”, observa a professora Cida.

Os alunos são desafiados e inspirados a partir do projeto. “Temos que pensar em tudo e montar toda a produção. Fizemos todo o processo escrito, pensamos no tema, nos croquis, pintamos, escolhemos os looks, vamos atrás dos tecidos, definimos os modelos, acessórios, até o desfile, momento de mostrar tudo aquilo que trabalhamos no semestre. O curso oferece uma área ampla de conhecimentos. Já trabalho na área de moda e atuo com e-commerce, com marketing, e cresço muito com tudo o que o curso apresenta”, revelou a acadêmica, Bruna Baseggio. 

Saiba mais sobre o curso de Design de Moda aqui.