Extensão

A extensão integrada à vida acadêmica

17/06/2022

11:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Grupo de trabalho atua para fortalecer a curricularização da extensão entre os cursos de graduação

Ao longo dos últimos anos a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem trabalho para fortalecer a extensão nos currículos de todos os cursos oferecidos pela Instituição. Entre as ferramentas utilizadas, o diálogo e a troca de experiências estão em destaque. Visando potencializar o processo de interação entre ensino, pesquisa e extensão, um Grupo de Trabalho vinculado à vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, tem trabalhado em conjunto com as equipes dos cursos de graduação.

Para garantir e fortalecer que a curricularização se efetive de forma articulada nos currículos, a Universidade instituiu um Grupo de Trabalho (GT) entre ensino, pesquisa e extensão, para que atue de modo integrado, na perspectiva de apoiar essa implementação. Segundo a coordenadora, professora Dra. Adriana Bragagnolo, o Grupo está assessorando os colegiados dos cursos de graduação para, em um processo dialógico, considerar as especificidades dos currículos e às ações dos projetos, garantindo uma metodologia de trabalho articulada, nesse percurso. “O Grupo tem realizado formações docentes a respeito da curricularização e convidando os professores e estudantes a se integrarem nesse processo. Com base em um plano de trabalho e com agenda acordada, em 2022 essa ação é mais específica, há encontros com os colegiados para escuta acerca das ações de curricularização. Nesses momentos a equipe realiza intervenções e orienta as ações e os modos de sistematizar e documentar a curricularização, de acordo com a realidade de cada curso”, pontua Adriana

As ações são realizadas pelos coordenadores de Extensão, Dra. Adriana Bragagnolo; de Pesquisa, Dr. Julcemar Bruno Zilli e de Graduação, Dr. Miguel Rosseto, juntamente com os assessores da Extensão, Dr. Marcio Toschetto, Elizandro Baccin, Lisia Godinho, Maria de Fatima Baptista Betencourt, Giovana Henrich e Marina Pitagoras Lazaretto.
 
Pilares indissociáveis

De acordo com os coordenadores, a curricularização é uma estratégia de indisociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social. Eles pontuam que a experiência, integrada aos currículos de graduação viabiliza a intencionalidade pedagógica e se constitui, de modo presente nos territórios, com base nos saberes construídos pelos diferentes atores.

A professora Adriana lembra que, seguindo as legislações e diretrizes que orientam o Plano Nacional de Educação, a Universidade vem consolidando, ao longo dos anos, a extensão como um componente permanente nos currículos. “Estes documentos preveem a obrigatoriedade de, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação, deixados para a curricularização da Extensão, e efetivando toda sua implementação até o final de 2022”, reforça.

Os cursos que tiverem interesse em promover as ações do Grupo, e que ainda não foram acionados pelas equipes, podem solicitar diretamente com a Extensão.