Geral

A Bola da Copa: informações para montar e jogar

14/11/2022

10:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Infográfico criado pelo Nexjor é inspirado em especial do Times of Oman, de Omã, e traz dados que se transformam em uma bola de futebol

A cinco dias da abertura Copa do Mundo 2022, que ocorre no Catar, os preparativos já estão a mil. E, pensando em oferecer acesso a todas as informações do mundial de forma rápida, o Núcleo Experimental de Jornalismo da UPF (Nexjor/UPF) produziu um infográfico especial, para imprimir e montar. A grande inspiração para a bola da copa do Nexjor foi o projeto 3D World Cup Dataviz Ball, do jornal Times of Oman, um trabalho de infografia com todos os países que disputaram a Copa do Mundo no Brasil em 2014. O projeto foi vencedor de várias categorias no Malofiej de 2015, a maior premiação mundial de infografia, incluindo o prêmio Peter Sullivan de melhor de toda edição. 

O infográfico do Nexjor foi criado pelo jornalista e funcionário do núcleo, Marcus Freitas e conta com o histórico da seleção brasileira em todas as edições da Copa do Mundo, com informações detalhadas, como quantidade de gols sofridos e feitos, país sede de cada edição e campeões. Ainda, estão presentes no infográfico a lista de convocados do técnico Tite, um breve histórico de Pelé, os artilheiros da seleção, informações sobre a taça, sobre a bola do torneio e o sobre o Catar. E claro, as partidas do Brasil na fase de grupos de 2022, assim como os horários da abertura e final também estão ilustrados. 

Além do infográfico, a equipe do Nexjor produziu uma reportagem especial, em que fala mais sobre a história do futebol e sobre a tradição brasileira no mundial. Para ler, acesse aqui.

Baixe o infográfico aqui

Para imprimir, acesse o arquivo de impressão no link– são necessárias duas folhas no tamanho A4. As instruções para montagem estão no arquivo e também logo abaixo na imagem e no vídeo tutorial.