Geral

A atividade física aliada ao voluntariado

31/03/2020

13:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está envolvida no combate ao novo Coronavírus (Covid-19) por meio de diversas frentes. Uma delas está ligada ao curso de Educação Física (bacharelado), que realiza atividades de ginástica laboral junto aos voluntários que atuam na produção de máscaras e jalecos para uso na rede de saúde do município.

A ação foi desenvolvida na disciplina de Ginástica Laboral, ministrada pelo professor Me. Ben Hur Soares. Na última segunda-feira, 30 de março, a acadêmica Verônica Oliveira dos Santos foi quem passou os exercícios aos participantes. “Foi realizada uma sessão de ginástica laboral compensatória, tendo em vista a sobrecarga que eles estão tendo trabalhando por horas sentados e realizando movimentos repetitivos. Os exercícios escolhidos foram exercícios para a respiração, de relaxamento, soltura muscular e alongamento. Enfatizei a parte superior do corpo justamente pois são onde estão os membros que eles mais sobrecarregam, mas todos os grupos musculares foram trabalhados de forma direta ou indireta”, conta a estudante, que se organizará para estar presente em outras aulas com o grupo.

Para Verônica, estar participando de ações como esta é gratificante não só como acadêmica, mas como pessoa. “Na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), aprendemos a técnica, mas também desenvolvemos o olhar humano e de amor. Nesse momento em que muitas pessoas parecem desacreditadas da vida e, às vezes, até de si mesmas, trabalhar a questão do bem-estar é algo valoroso demais, pois a qualidade de vida é fundamental para todos e deve ser mantida no trabalho inclusive, ainda mais no nobre trabalho que está sendo feito pelo grupo de voluntários na UPF. Fico feliz de representar a Feff e a disciplina de Ginástica Laboral, mas principalmente de estar envolvida nessa corrente do bem que aquece o coração”, relata

Por mais qualidade de vida
Segundo a diretora da Feff, Me. Andréa Bona, a ação realizada com os voluntários teve como objetivo manter a qualidade de vida deles durante esta jornada. “É um momento de dar uma pausa nas atividades e movimentos que são repetitivos para se renovar e dar continuidade ao trabalho. Além disso, a ginástica laboral possibilita que estas pessoas se sintam valorizadas”, aponta.

A professora também destaca que neste período de quarentena é importante evitar o sedentarismo. “A população pode praticar alguns exercícios dentro de casa. Contudo, é necessário cuidado quando for realizá-los, já que não há o acompanhamento de um profissional”, finaliza.