Geral

“Desembalar menos, descascar mais”

31/03/2017

13:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

UPF realiza atividades de conscientização no Dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado nesta sexta-feira, 31 de março

Preparar os próprios alimentos, consumir mais frutas, verduras e legumes, diminuir o consumo de alimentos industrializados. São algumas das dicas enfatizadas no Dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado neste dia 31 de março. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Nutrição, em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN/2ª região), promove uma ação nesta sexta-feira, na Praça do Teixeirinha, no Centro de Passo Fundo, baseado no tema “Alimento seguro”.


Alimentos industrializados possuem altas quantidades de gordura e açúcar 


Nos últimos anos, o aumento do excesso de peso e obesidade no Brasil assustam. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014), divulgada pelo Ministério da Saúde, constatou que 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, ou seja, mais da metade. O sobrepeso é fator de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil. 

A professora do curso de Nutrição da UPF, Ana Luisa Alves, explica que muitos desses resultados se devem a mudança no padrão alimentar da população nos últimos anos. “Temos uma oferta muito maior de produtos industrializados, prontos para o consumo. O problema é que a maioria desses produtos tem uma quantidade de gordura, açúcar e sal muito grande. Esses ingredientes são utilizados para realçar o sabor dos alimentos”, salienta a professora.

O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (2014) orienta para que as pessoas voltem a consumir alimentos in natura e minimamente processados. “O Guia recomenta que as pessoas consumam mais frutas, legumes e verduras, que as pessoas preparem seu próprio alimento, ou seja, que consumam mais alimentos de verdade: desembalar menos e descascar mais”, comenta Ana Luisa.

Atividades de conscientização
Nesta sexta-feira, na Praça do Teixeirinha, realizam, até às 17h30min, ação de promoção da saúde por meio da alimentação. O curso de Nutrição, por meio dos acadêmicos e das professoras Ana Luisa Alves, Nair Luft e Valéria Hartmann (coordenadora do curso), prestam orientações à comunidade sobre o aproveitamento e o armazenamento adequado de alimentos e sobre a rotulagem nutricional e o guia alimentar para a população brasileira, com a utilização de alimentos in natura e minimamente processados, em detrimento dos ultraprocessados. 


Esta é a quantidade de açúcar presente em um copo de refrigerante