Extensão

Projeto “Construindo relações sociais com o patrimônio natural” realizou ações na Escola Guaracy Barroso Marinho

12/01/2023

17:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligado ao Instituto da Saúde da Universidade de Passo Fundo (IS/UPF), através do projeto “Construindo relações sociais com o patrimônio natural”, contemplado no 6º Prêmio Funcultura de Passo Fundo/2021, concentrou suas atividades na Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho, localizada no bairro Zachia. As ações ocorreram nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022.

Algumas delas contaram com o apoio da equipe de estagiários e do projeto Corsan nos Bairros. No dia 2 de outubro, por exemplo, foram realizadas na Escola três oficinas: “Zoonoses e pandemias”, ministrada pelos acadêmicos Miguel Ramos Alves Pereira (Ciências Biológicas) e Gabrielly Pereira dos Santos (Medicina Veterinária) e pelo biólogo Élinton Rezende; “O que saber sobre banhado?”, ministrada pelos acadêmicos de Ciências Biológicas, João Pedro Moretti e Júlia de Moraes Brandalise; e “Mitos e curiosidades sobre morcegos”, ministrada pela acadêmica Maria Carolina Wallenhaupt Gruper, também de Ciências Biológicas. Os estudantes foram orientados pela bióloga Flávia Biondo da Silva.

Já em 28 de outubro, iniciou-se a pintura de paletes para montar estruturas para a construção do Espaço do Chá, pequena horta para manutenção da escola. O projeto é orientado pela professora Andrea Mombach, da disciplina de Ciências, que participou do Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT).

Nos dias 22 e 24 de novembro, os alunos dos 5º anos participaram, no Muzar, da oficina “Desvendando os bastidores do Muzar”, onde, além dos espaços das exposições e da Sala Verde, conheceram os laboratórios de Botânica e Zoologia, para compreenderem como se conserva os materiais biológicos em coleções e para que objetivo, em um museu de ciências naturais.

Em dezembro, no dia 2, foram montadas as estruturas e plantados os chás iniciando a organização do Espaço do Chá na Escola Guaracy, culminando a proposta e interação com a instituição.

Projeto “Construindo relações sociais com o patrimônio natural”
O projeto tem como objetivo possibilitar a interação do Muzar com a população das ocupações Valinhos II e Zachia IV, para reconhecimento do Patrimônio Natural que os rodeia, através da educação museal. O projeto está realizando a percepção ambiental das Ocupações, oficinas sobre temáticas relevantes levantadas na percepção e culminará com a montagem de uma exposição das potencialidades que as comunidades possuem, como possíveis pontos de atratividades para outros projetos.

As ações nas ocupações Valinhos II e Zachia IV estão acontecendo desde junho de 2022, em várias inserções de diálogo, aplicação de questionário e oficinas.