Extensão

Museus da UPF participam do 1º Seminário Regional de Museus

13/05/2021

10:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os Museus da Universidade de Passo Fundo (UPF) Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e Histórico Regional (MHR) seguem ativos, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia. Juntos, eles estão apoiando a 3ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS e o Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo, de Soledade, na realização do 1º Seminário Regional de Museus "Ver, rever e transver os museus". A atividade ocorre de forma on-line no dia 21 de maio de 2021, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h. O encontro faz parte das ações da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Responsável pelo Muzar, Flávia Biondo da Silva atualmente é coordenadora da Região. Segundo ela, o evento foi pensado de forma coletiva. “O Seminário tem o objetivo de contribuir na capacitação dos trabalhadores dos museus sobre o papel dos museus na sociedade e de como podem ser inseridos nos processos educativos e de desenvolvimento regional. A proposta do evento foi um processo coletivo de participação dos museus durante a pandemia de Covid-19 em atividades on-line”, ressalta.

Flávia destaca que o MAVRS e o MHR contribuirão com a oficina “Os museus e as redes sociais”, que irá demonstrar na prática como os museus podem interagir com seus públicos através das redes sociais durante o distanciamento social, em que os museus estão fechados para visitação.

Os interessados podem se inscrever aqui e acompanhar a transmissão na página do Facebook da 3º Região.

Para certificado, os participantes deverão confirmar a inscrição pelo link disponibilizado no chat de conversas durante o evento.

19ª Semana Nacional dos Museus
É uma temporada nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, que incentiva e divulga as atividades realizadas pelos museus de todo o Brasil. A semana acontece todos os anos em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), e segue o tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), que neste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que em 2021 acontecerá de 17 a 23 de maio.

Muzar fará exposição

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, neste dia 18 de maio, o Muzar fará a exposição online “Flores e cores, frutos e sementes” sobre a flora do Campus I da UPF.

De forma interativa, a equipe convida o público para curtir, comentar e compartilhar através da página do Facebook e Instagram. Quem possui algum registro fotográfico de flores, frutos e sementes de plantas do Campus I da UPF, é convidado a compartilhar nas redes sociais e marcar #muzaricbupf , ajudando a recriar a exposição. O Muzar fará a repostagem das fotos compartilhadas.
 

Programação
8h30min – Momento cultural e Abertura oficial
9h – Mesa Redonda: O papel dos museus no turismo
Mediadora: Mara Gorete Muniz do Amaral
Palestrantes:  Ângelo Sanches (Secretário de Turismo de Canela/RS e Presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur); 
Mário do Nascimento (Coordenador das Áreas de Turismo e Agricultura da FAMURS e Presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial-OCBPM)
10h – Painel: O papel dos museus na educação 
Mediadora: Elisabete Maria Zanin 
Palestrantes: Mônica Lóss (Artista Visual Multimídia, Designer e arte Educadora)
Márcia Isabel Teixeira de Vargas (Professora de Artes Visuais, Museóloga, Pós-Graduada em Supervisão Escolar e em Deficiência Intelectual e Serviço de Atendimento a Deficiência Visual e Coordenadora da Rede de Educadores em Museus - REM/RS)
13h45min – Momento cultural
14h – Minicurso: Os museus e as tecnologias
Ministrante: Simone Flores Monteiro (Historiadora, Doutora em Museologia. Coordenadora de Projetos Museológicos do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS. Coordenadora da Coleção MUSEUM – EDIPUCRS.)
15h – Minicurso: Os museus e os registros fotográficos
Ministrantes: Joana Lizott (Museóloga Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG - CA/UFPEL));  Fábio Giall (Técnico em Restauro Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG - CA/UFPEL);  Daniel Moura (Voluntário Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG - CA/UFPEL)
16h – Minicurso: Os museus e as redes sociais
Ministrantes: Giuliana Aguines da Silva - Estagiária do Museu Histórico Regional (MHR) e Acadêmica do Curso de História UPF; Mariana Caser Bedin -  Estagiária do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e Acadêmica do Curso de Artes Visuais UPF; Ellen Silveira -  Estagiária de Comunicação dos Museus MAVRS e MHR e Acadêmica do Curso de Jornalismo UPF; Patricia Gueller Vivian - Funcionária Responsável pelo MAVRS e MHR