Extensão

Debater para ampliar o conhecimento

21/08/2018

11:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

UPF sedia o 3º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia na agropecuária

O conceito de plantas bioativas é relativamente recente e foi criado para designar aquelas plantas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos e cujo efeito pode manifestar-se tanto pela sua presença em um ambiente quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas, desde que mediante uma intenção ou consciência humana desse efeito. A sua utilização na agricultura também é algo novo, mas tem agregado cada vez mais pessoas. Para debater os seus reflexos, trocar experiências e ampliar o conhecimento sobre o tema, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), juntamente com dezenas de entidades parcerias, realiza o 3º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia na agropecuária. O evento ocorre nesta terça-feira (21), no Centro de Eventos, Campus I.

A Organização Mundial de Saúde reconhece oficialmente o uso de fitoterápicos com finalidade preventiva, curativa ou paliativa e se posiciona no sentido de estimular os governos a desenvolverem políticas visando valorizar o uso desses remédios. Por isso, o evento tem o objetivo de ampliar o debate, trocando experiências com produtores, pesquisadores, acadêmicos e a comunidade.

Entre os temas abordados nas palestras, estão benefícios das plantas medicinais na saúde humana e a homeopatia na agropecuária. Haverá também um circuito interativo, com oito diferentes espaços, que abordarão temáticas distintas relacionadas às plantas bioativas. 

De acordo com uma das coordenadoras da atividade, professora Dra. Cláudia Petry, o evento já está consolidado e, a cada ano, mais pessoas se inscrevem para aprender e partilhar. “Temos a natureza à disposição e precisamos utilizá-la com sabedoria, partilhando conhecimentos e somando aprendizados. Assim, trabalhamos, de forma conjunta, o ensino, a pequisa e a extensão”, destacou.

Durante a programação, haverá comercialização de produtos à base de plantas bioativas, exposições temáticas e distribuição de mudas e sementes.