Cultura

MAVRS é um dos selecionados pelo Prêmio Funcultura de Passo Fundo

26/09/2019

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Projeto prevê a realização da exposição "Chegadas e partidas: a memória das locomotivas por Glauco Pinto de Moraes"

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) está entre os dez projetos selecionados pelo 4º Prêmio Funcultura de Passo Fundo, promovido pela Prefeitura municipal. O projeto apresentado pelo MAVRS foi a exposição "Chegadas e partidas: a memória das locomotivas por Glauco Pinto de Moraes", na área das Artes Visuais, que receberá 8 mil reais para a execução do projeto. 

"Chegadas e partidas: a memória das locomotivas por Glauco Pinto de Moraes" tem como principal objetivo apresentar à cidade obras de um artista plástico natural de Passo Fundo que remetem à memória da sua infância vivida na rua Morom, de onde ele via e se encantava com a passagem do trem diariamente pela Avenida Sete de Setembro, unindo a história de uma das mais antigas famílias passo-fundenses e a arte, a partir da união de acervos do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu de Artes Visuais. 

A proposta expositiva retratará a vida e as obras da série “Locomotivas”, de Glauco Pinto de Moraes, artista e cidadão passo-fundense. Por meio de suas obras, serão contextualizados simultaneamente aspectos do município em período anterior e posterior à chegada da locomotiva. O público realizará a visita no espaço expositivo por meio de um jogo interativo denominado “Fora dos trilhos”, podendo levar consigo o jogo impresso em A3. O ambiente contará ainda com objetos impressos em 3D, os quais permitirão o contato direto do visitante com a cópia do acervo.

O projeto será desenvolvido a partir da pesquisa historiográfica sobre o artista e o município de Passo Fundo. A partir de informações compiladas na pesquisa, será feita a seleção de acervo para prosseguir o projeto expográfico e, em seguida, a montagem da exposição.

O MAVRS é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). 

Sobre o Funcultura
Em sua quarta edição, o prêmio Prêmio Funcultura busca fomentar e valorizar a cultura através do financiamento de projetos culturais no município. Os dez projetos selecionados foram divulgados nesta quinta-feira, 26 de setembro, pela Comissão Especial de Avaliação. Os requisitos avaliados foram: relevância cultural do projeto; estratégia de comunicação, divulgação e formação de público; viabilidade prática do projeto; planejamento/cronograma de execução do projeto; menor ônus financeiro para a comunidade; conformidade com os objetivos do edital; qualificação dos profissionais envolvidos.