Cultura

MAVRS abre as portas em sua nova casa

18/10/2023

15:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

O prédio D3, no Campus I da Universidade, é o novo endereço do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

No ano em que comemora o seu 27º aniversário, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) retoma o atendimento ao público em seu novo espaço. O museu agora tem seu acervo, de mais de 1.400 obras, bem como suas exposições, oficinas e demais atividades sediados no prédio D3, no Campus I da Universidade. Realizada na noite de terça-feira, 17 de outubro, a solenidade de reabertura reuniu autoridades, a equipe do museu e profissionais que marcaram seus nomes na trajetória do MAVRS.

O pró-reitor acadêmico da UPF, Dr. Edison Casagranda, destacou que ter o museu vivo sempre foi o foco da Universidade. “Atuamos para garantir que os estudantes da educação básica da região, bem como os nossos estudantes e a comunidade em geral, possam ter acesso ao MAVRS”, ressaltou.

Para a secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, agora que o museu já está acessível à população, o desafio é fortalecer uma cultura de valorização de espaços como esse. “A gente vai em tantas cidades do mundo, e o que a gente busca visitar? Um museu. No entanto, em Passo Fundo ainda não temos os museus como uma cultura da população em geral. Precisamos aprender a proteger aquilo que temos e que nem sempre é visto como importante, e que merece ter o seu espaço de memória, de contar a nossa história”, afirmou.

O MAVRS

O nome do Museu destaca a trajetória de Ruth Schneider, pintora, gravadora, escultora e desenhista autodidata passo-fundense. A artista nasceu em 1943 e começou a pintar no final dos anos 1970. Sua trajetória de vida foi marcada por uma grande produção artística, tanto no âmbito regional quanto nacional e internacional, realizada até 2003, ano do seu falecimento. Dentre suas obras, mais de 300 foram doadas e integram o acervo do MAVRS, espaço cultural que busca, desde 1996, atender a comunidade de Passo Fundo e região, desenvolvendo exposições, projetos educativos e demais atividades culturais.

Durante a reabertura, mais uma das obras de Ruth Schneider foi doada ao museu. A doação foi realizada pelo filho da artista, Willy Schneider, à ex-coordenadora do MAVRS Tania Aimi, e entregue por ela ao museu.

Exposição “Terragrita”

Atualmente, o museu recebe a exposição “Terragrita”, do artista visual Paulo Corrêa. Realizada em parceria com o Sesc Passo Fundo, a exposição evidencia questões sociais, e utiliza o papelão reaproveitado como base para diversas técnicas, como pintura e recorte. Essa mescla grita pluralidade e liberdade, mas também expõe como carne viva o cerne do papelão e a crise global do acúmulo de resíduos, violência contra povos afro-brasileiros, acesso tecnológico e tantas outras agressões. Essa exposição pode ser visitada até 31 de outubro.

Visitação

O MAVRS permanece aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 8h30 às 17h15. Agendamentos de visitas podem ser realizados pelo e-mail agendamentos mavrs@upf.br.

O museu tem em sua agenda diversas oficinas e atividades abertas à comunidade. Acompanhe a programação pelo Instagram do MAVRS.