Cultura

MAVRS apresenta exposição “Nuvem, o Universo Brincante das Formas”

27/02/2024

11:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Abertura ocorre nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, com a presença do artista porto-alegrense Rodrigo Nuñez

Um convite a uma viagem de descoberta pessoal. Essa é a proposta da nova exposição do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF). Com obras do artista Rodrigo Núñez, a exposição “Nuvem, o Universo Brincante das Formas” será aberta para visitação nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, às 19h. A mostra, que tem curadoria da professora do curso de Artes Visuais da UPF Luciane Campana Tomasini, é uma oportunidade única de explorar o mundo fascinante da arte abstrata, que desafia o modo usual de ver e entender a arte. 

Ao todo, são mais de 70 obras, quatro delas feitas exclusivamente para a exposição do MAVRS. Na exposição "Nuvem, O Universo Brincante das Formas", somos apresentados a uma coleção de trabalhos que convidam os visitantes a uma viagem de descoberta pessoal. Cada obra é um convite para ver além do óbvio, para encontrar significados e histórias que refletem nossas próprias experiências e imaginação. A proposta é oferecer mais do que uma mostra de arte, mas sim uma experiência de imersão e reflexão. 

Rodrigo Núñez é um artista que transforma o familiar em algo surpreendente. As peças de Núñez, com suas cores vibrantes, formas fluidas e textos provocativos, são um estímulo para a mente e a alma. São como nuvens: sempre mudando, flutuando entre diferentes formas e significados. Para Núñez, cada peça é uma conversa com o espectador, uma oportunidade de explorar um mundo de sonhos e estranhamentos. 

Sobre Rodrigo Nuñez
Rodrigo Núñez é ceramista, desenhista, pintor e professor. Tem formação de bacharel em Artes, mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1996 atua como professor de Cerâmica no Departamento de Artes Visuais da UFRGS. Foi chefe do Departamento de Artes Visuais do Instituto entre 2004 e 2006.  

Participou de diversas exposições coletivas desde 1992, entre elas, o Projeto Essa Poa é Boa, em 2007 em Porto Alegre, como âncora, liderando o grupo de 50 artistas integrantes do grupo "Bando de Barro” na exposição Colunas.  

Entre suas exposições individuais estão: "Caminho das Rosas", 1998, realizada na Galeria Xico Stockinger da Casa de Cultura Mário Quintana; "A Cor dos Sonhos", na Galeria Gravura, 1997; e “100 desenhos” na Microgaleria Arte Acessível do StudioClio, todas em Porto Alegre.   Apresenta obras em vários acervos, incluindo Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS).

Visite o MAVRS
O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider fica localizado no prédio D3, Campus I da UPF. A visitação é gratuita e pode ser feita terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h15min, sem fechar ao meio-dia. Para mais informações e agendamento de visitas, entre em contato pelo e-mail mavrs@upf.br ou pelo telefone (54) 3316 - 8585.