Cultura

MAVRS/UPF divulga edital de seleção de exposições para 2024

20/12/2023

14:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Inscrições para os interessados são gratuitas e já estão abertas

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) da Universidade de Passo Fundo (UPF) divulga o edital para seleção de propostas expositivas de obras de arte para as salas de exposição do MAVRS. A exposição aprovada será implementada durante o mês de agosto de 2024, com abertura no dia 1º/8. A proposta faz parte da quinta edição do Projeto Curatorial, “Um lugar no Museu”, que visa ampliar a reflexão sobre a produção e exposição artística contemporânea no museu, longe dos grandes centros culturais.

As inscrições, gratuitas, abriram nesta segunda-feira, 20 de dezembro. Podem participar do processo de seleção: artistas, coletivos de artistas e acadêmicos de artes, de qualquer nacionalidade, maiores de 18 anos. O proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea, podendo optar pela linguagem, conforme sua proposta de trabalho, desde que não causem danos ao patrimônio físico do MAVRS e às pessoas que nele circulam.

Será selecionada 1 proposta de exposição, que deve ocupar as salas disponíveis para o edital, durante o período de 1º a 31 de agosto de 2024. A entrega das obras e a montagem ocorrerão entre 29 e 31 de julho do próximo ano.

Documentação solicitada
As propostas e documentos obrigatórios deverão ser reunidos em uma única inscrição, em formato PDF de até 1GB, contendo até 10 arquivos que devem ser enviados AQUI pelo proponente. A confirmação da inscrição será através de e-mail.

O participante necessita apresentar ficha de inscrição, preenchida e assinada; cópia dos documentos: RG, CPF e comprovante de residência do proponente; portfólio com currículo resumido do artista, comprovantes de atividades artísticas: convites, catálogos, sites, blogs, páginas on-line e textos críticos (se houver).

No caso de projeto de autoria coletiva, deverá constar: o nome de um representante na ficha de inscrição e o sinal de + seguido da descrição do número de participantes (incluir o currículo em formato reduzido de todos os participantes), relação das obras, identificando seus respectivos autores (caso assinem as obras de forma individual).

A proposta deve atender: plano de montagem, indicando a distribuição dos trabalhos no expositivo e sua forma de colocação; imagens de todos os trabalhos a serem expostos em boa resolução e com suas respectivas fichas catalográficas com autor, título da obra, ano de produção, material/suporte e dimensões; memorial descritivo de, no máximo, 1 lauda, com o conceito da proposta de exposição. Obras audiovisuais deverão ser encaminhadas em MP4 (áudio); no caso de vídeos ou mídias similares, deve ser enviado um link com o arquivo de vídeo ou similar completo. Em caso de proposta de coletivos, deverá conter anexo ao plano uma nota de anuência assinada por todos os artistas, dando ciência das obras ou da obra que será exposta.

Seleção e resultado
A seleção será feita por uma comissão composta por membros reconhecidos na área de arte e cultura, cujos nomes serão divulgados juntamente com o resultado. A Comissão selecionará duas propostas, sendo uma a titular e outra proposta a suplente.

O resultado será divulgado no site do MAVRS até 12/07/2024 e nas redes sociais do Museu: @museu_mavrs no Instagram, e MAVRS UPF no Facebook.

O edital pode ser acessado neste link.