Ensino

Mais de 400 obras do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider serão digitalizadas

28/10/2021

13:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ação integra o projeto de pesquisa “O Mavrs como fonte de conhecimento: catalogação e digitalização das obras dos artistas rio-grandenses do acervo”

Partindo do propósito de ampliar as possibilidades de conhecimento e pesquisas por meio de um material educativo on-line, estudantes e bolsistas da Universidade de Passo Fundo (UPF) têm realizado um trabalho de catalogação e digitalização das obras dos artistas rio-grandenses que integram o acervo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Mavrs). A ação faz parte do projeto de pesquisa intitulado “O Mavrs como fonte de conhecimento: catalogação e digitalização das obras dos artistas rio-grandenses do acervo”, vinculado ao curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC).

A ação envolve uma série de atividades e inclui o registro fotográfico de 420 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras e fotografias de 14 artistas, entre eles, Ruth Schneider e Roseli Doleski Pretto. Os registros fotográficos fazem parte do processo de catalogação dos artistas e digitalização dos arquivos presentes no acervo. “Durante a pesquisa, observou-se que muitos registros dos artistas presentes no acervo do Museu não estavam digitalizados, apresentando o risco do desaparecimento de muitas informações importantes para a história do Mavrs”, comenta uma das bolsistas voluntárias, Giúlia Cittolin, que integra o projeto junto com a acadêmica Stefani Valente, com orientação da professora Me. Marilei Teresinha Dal’Vesco, do curso de Artes Visuais.

“O acervo do Mavrs representa uma fonte de conhecimento da arte e da cultura local. Com isso, o objeto da pesquisa é dar visibilidade às obras e aos artistas da nossa comunidade e região, especialmente no contexto de educação escolar”, afirma a professora. O andamento da pesquisa permite entender como se constituiu o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, bem como seu acervo. “Adentrar aos contextos artísticos de Passo Fundo e do Rio Grande do Sul é fundamental para traduzir e compreender parte do que é o rico acervo do Museu”, destaca Giúlia. Todo o processo resultará na produção de um material educativo que será realizado após a guarda digital dos arquivos do acervo. 

A realização das fotografias das obras está sendo coordenada pelo professor Me. Cassiano Del Ré e pelo bolsista Ricardo Biondo, do Núcleo Experimental de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (Nexjor/FAC), com o apoio da responsável pelo museu, Patrícia G. Vivian, William Marini, estagiário do curso de História, e Murilo Brustulin, estagiário do curso de Artes Visuais.