Ensino

FAC/UPF: infraestrutura qualificada e ambiente plural

08/01/2018

07:46

Por: Assessoria de Imprensa

Faculdade de Artes e Comunicação oferece formação humanista e técnica, com fomento à cultura e incentivo à transdisciplinaridade

Com cursos com mais de meio século de tradição, a Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) tem origem no Instituto de Belas Artes, uma das instituições que ajudou a formar a Universidade de Passo Fundo. A unidade propõe uma sólida formação humanista e técnica, embasada nos conteúdos curriculares e em práticas acadêmicas desenvolvidas em projetos de extensão comunitária e nos núcleos experimentais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Recentemente, os currículos da maior parte dos cursos foram reformulados para acompanhar a modernidade no campo da comunicação e da cultura.

A estrutura atual conta com diferentes laboratórios, o que, na opinião do diretor da Unidade, professor Cassiano Cavalheiro Del Ré, é um dos diferenciais da FAC. “A FAC oferece estrutura diferenciada, que envolve uma série de laboratórios: de fotografia, de rádio, de vídeo, de percussão, ateliês de pintura e de gravura. Toda essa estrutura está à disposição dos alunos e futuros alunos da FAC”, destaca.

Com cinco cursos – Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado e Música Licenciatura e Bacharelado –, a FAC conta, atualmente, com cerca de 900 alunos, que, além da infraestrutura, também têm à disposição um ambiente plural e acolhedor. “Acho que a Faculdade de Artes e Comunicação é uma das mais acolhedoras da UPF e isso é dito não por mim, mas pelos próprios alunos. Recentemente, fizemos uma avaliação e isso foi destacado por eles. A FAC é uma unidade que abriga muito a diversidade, que acolhe bem as pessoas e é isto que a gente quer: receber bem os nossos alunos, com uma unidade que tem uma boa estrutura e que conte com um corpo docente muito qualificado. Acho que esse é um diferencial bem significativo da FAC”, completa o diretor.

Com a preocupação constante no fomento à cultura, a FAC mantém parceria com o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), realizando tanto exposições na sua sede quanto desenvolvendo atividades itinerantes, além de oficinas de arte, incluindo públicos diversificados. Além disso, a unidade também é palco para diferentes atividades que envolvem acadêmicos, professores e funcionários. Um dos principais exemplos é o FAC Cine Fórum. “É um evento que abrange todos os cursos da FAC e reúne a unidade toda para assistir alguns filmes e debater temáticas relacionadas a esses filmes. É um momento muito significativo em que a gente trabalha uma temática bem transdisciplinar, os grandes temas, grandes dilemas da humanidade”, explica Del Ré. Também fazem parte do calendário da FAC eventos como a semana acadêmica e eventos específicos de cada curso, como, por exemplo, a Semana de Artes e do Design, o Making Off, o Seminário de Publicidade, a Semana da Música e o Festival de Violões. “Para o próximo semestre, a gente pretende colocar em prática outros eventos para discutir temas transversais e temas específicos de cada curso”, finaliza.