Ensino

Vestibular de Verão: UPF Lagoa Vermelha inscreve para cursos presenciais e híbridos

29/10/2021

15:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Fechando uma semana movimentada em virtude do lançamento do Vestibular de Verão e dos novos cursos de graduação oferecidos na modalidade híbrida, na manhã desta sexta-feira, 29 de outubro, foi a vez da comunidade conhecer as novidades para a UPF Lagoa Vermelha. Nesta edição, o Campus oferece os cursos de Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B). Além disso, são oferecidas sete opções de cursos em modalidade híbrida. 

Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o momento foi especial por vários motivos. Entre eles, por ser uma retomada dos encontros presenciais, ainda com protocolos e cuidados. Além disso, ela reforçou que a abertura de inscrições para cursos presenciais no Vestibular de Verão, somados às novas oportunidades dos cursos híbridos, chegam para fortalecer ainda mais a relação com a comunidade. Em sua fala, feita para autoridades locais, imprensa, professores da rede pública e privada, e convidados, ela ressaltou o compromisso da Instituição com a qualidade da formação profissional, bem como no envolvimento com a formação de professores, uma vez que a UPF é a única Instituição de Ensino Superior da região que investe nesta área. 

A reitora também apresentou os desafios e o trabalho feito pela gestão para a melhoria dos processos e para o crescimento sustentável da Universidade. “A história da UPF é feita juntamente com a comunidade e isso guia nossas ações enquanto gestores. Passamos por momentos complicados e, enquanto sociedade, tivemos perdas significativas não apenas economicamente, mas também pessoalmente. Tudo isso nos fortificou de alguma maneira e hoje estamos aqui para compartilhar com a comunidade de Lagoa Vermelha uma nova fase da Instituição. Fruto da demanda trazida pelos diretores dos campi, oferecemos hoje mais possibilidades de formação e, consequentemente, mais ferramentas para o desenvolvimento local e regional”, pontuou.

Estiveram presentes também o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto e o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé.

Universidade e região ligadas pelo desenvolvimento

O diretor do Campus, Adriano Lourensi agradeceu a presença de todos e destacou a importância das parcerias firmadas entre a Universidade e a comunidade lagoense. Ele ressaltou o empenho para que a Instituição pudesse seguir oferecendo novidades, atendendo às necessidades da comunidade, sem deixar de lado a qualidade dos cursos oferecidos. “A Universidade não parou neste momento de pandemia, mas se reinventou e continua presente no município, hoje com novidades. Esse é um marco importante para o ensino superior em nossa cidade. Após 31 anos de atividade aqui, vemos a cada dia egressos inseridos em empresas, entidades, no poder público ou na iniciativa privada, fruto do esforço da Universidade. Queremos levar o acesso ao ensino superior a cada vez mais pessoas, flexibilizando o acesso sem deixar de oferecer a qualidade dos cursos oferecidos e a estrutura que é o nosso diferencial”, observou.

Representando o prefeito na solenidade, o secretário de Desenvolvimento do município, Lucas Motta, enfatizou que a administração pública se sente grata em contar com a Universidade tanto no quadro social quanto nos projetos de desenvolvimento econômico e ressaltou a parceria de 31 anos. “Hoje estamos muito felizes de poder receber mais estes cursos, fortalecendo o caráter regional que o município tem em diversas áreas e agora também no campo do conhecimento. Sabemos da importância que a academia tem nessa conexão com a comunidade e oferecer mais serviços vai criar ainda mais atrativos. A comunidade agradece à Universidade por essa percepção. Estamos em um momento de retomada econômica, mas também social e temos certeza que a UPF entendeu e está contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento de toda a região”, disse.

Inscrições abertas para cursos presenciais e híbridos
No Vestibular de Verão da UPF, os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial, no dia 13 de novembro, ou pela nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial ou pela média do Enem 2019 ou 2020. Para os cursos híbridos, os candidatos podem optar pela realização de prova de redação on-line ou uso da nota da prova de Redação do Enem, entre os anos de 2010 a 2020.

A Graduação Híbrida UPF apresenta a praticidade do remoto aliada às experiências do presencial. Serão aulas on-line e presenciais, com interação entre professores e estudantes, além de conteúdos para o estudante acessar de acordo com o seu próprio tempo. A ideia é proporcionar um aprendizado em rede, mas com a interação e a infraestrutura de uma grande Universidade.

A nova modalidade será oferecida em 6 polos distribuídos em toda a região, com suporte universitário, de professores e tutores especializados. Os cursos oferecidos para este processo seletivo para a UPF Lagoa Vermelha são Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Além destes, há as opções de Arquitetura e Urbanismo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertados em outros polos. Para o ingresso será possível fazer a prova on-line ou utilizar a nota do Enem.

Saiba mais acessando www.upf.br/ingresso.