Extensão

Espetáculo Grupo Tholl: para alguns, o primeiro espetáculo da vida!

19/11/2021

15:26

Por: Assessoria de Imprensa - Natália Fávero

Fotos: Leonardo Andreoli e Natália Fávero

Evento realizado de forma gratuita e presencial na quinta-feira, 18 de novembro, reuniu comunidade em um espetáculo encantador na Universidade de Passo Fundo (UPF)

Danças, acrobacias, técnicas circenses e muita paixão e alegria. O Grupo Tholl encantou e emocionou o público com o espetáculo “Cirquin”, no ginásio da Faculdade de Fisioterapia e Educação Física da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF), na quinta-feira, 18 de novembro. Aliás, o público também deu um show e foi um dos grandes protagonistas da noite. Enquanto os artistas dançavam e pulavam no palco, muitas crianças, que recém aprenderam a dar os primeiros passos, faziam um espetáculo à parte, interpretando os artistas no chão ou no colo dos pais. Esse foi o primeiro espetáculo da vida de muitas crianças que estavam no evento e também foi a primeira vez que elas e a maioria do público presente, se reuniram lado a lado, mesmo que com distanciamento, depois de tanto tempo em função da pandemia, para celebrar a cultura e, de certa forma, a vida.

Primeiro espetáculo que Gonçalo,
de 1 ano e seis meses, assistiu na vida

Gonçalo, de 1 ano e seis meses, vidrou no palco do início ao fim, batendo palminhas e dançando o tempo todo. E não podia ser diferente. Essa foi a primeira vez que ele assistiu a um espetáculo desta magnitude. Gonçalo nasceu em abril de 2020 e parecia representar nesse espetáculo a alegria de muita gente. “Ele nasceu no meio da pandemia, então teve muita restrição de visita, não conhece praticamente nenhum lugar. Agora que estamos começando a sair com ele. É a primeira vez que ele sai num evento maior. Você viu a alegria dele, né? Pulou, dançou, queria imitar os artistas. É muito gratificante e legal a gente estar aqui e poder trazer o nosso filho para ele ver um pouquinho da dança, do teatro e do circo. É emocionante”, declarou a mãe de Gonçalo, a enfermeira Xênia Prigol.

O espetáculo traz novas linhas de interpretação e inovação na estética visual, inspirado no teatro mambembe. Com quatro personagens que se apaixonam pela bailarina do circo, o “Cirquin” é uma apaixonante história de amor, em que todos viajam em busca do amor, seja no voo das acrobacias, nos movimentos das danças ou nas modalidades circenses desafiadoras. Com figurinos rústicos e românticos, aliados a novas técnicas circenses, o espetáculo remete a um tempo de apaixonar-se, de permitir-se estar envolto por muita alegria.

Um espetáculo realizado por meio de parcerias 
O projeto tem financiamento pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (LIC/RS), patrocínio do Grupo Felice através projeto Felice Aplaude, produção de Cida Cultural e realização do Grupo Tholl. 

Em Passo Fundo, o espetáculo tem parceria com a Jornada Nacional de Literatura, que comemora 40 anos de história. “É com imensa alegria que a Universidade recebe vocês. É um momento que marca a retomada dos nossos eventos presenciais e comemora os 40 anos das Jornadas Literárias. Desejamos que esse seja o primeiro de muitos eventos”, declarou o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, que também esteve acompanhado dos vice-reitores de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, e do vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé.

O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, ressaltou a importância do evento. “Em nome da Fundação, queremos dar as boas-vindas à comunidade, que recebemos depois de muito tempo, um tempo que demorou pra passar, mas é uma felicidade muito grande ver o nosso campus tomado pela comunidade. Que tenhamos o reinício de um novo tempo que apresenta novos desafios, mas também uma retomada da normalidade às nossas vidas”, enfatizou Pereira Neto.

A gerente de Marketing do Grupo Felice, Synara Perin, salientou que o ano de 2021 marca os 25 anos do Grupo, e a turnê Cirquin, com o Tholl, é uma das ações comemorativas deste momento. “Depois de dois anos de adiamentos e desafios estamos aqui hoje e, por isso, é motivo de muita alegria. Desejamos que a magia invada os nossos corações”, declarou Synara.

O evento, que já passou por Santa Cruz do Sul, também acontece em Ijuí (19/11) e Pelotas (25/11). O espetáculo é gratuito para a comunidade e para assistir é preciso apresentar passaporte vacinal, conforme determinação estadual, usar máscara, bem como demais protocolos para conter a pandemia.