Pesquisa e Inovação

Evolução do aço: novas ligas e processos trazem mais economia e eficiência

03/06/2022

16:00

Por: Carla Vailatti

Fotos: Divulgação

Pesquisas desenvolvidas no PPGPPF e graduação em Engenharia Mecânica contribuem com desenvolvimento de novo material da Bruning Tecnometal, CBMM e SSAB

O aço é um componente protagonista no setor de transportes. Por isso, otimizar o aço e seus processos de fabricação significa obter meios de transporte mais leves, duráveis e com mais eficiência no consumo de combustíveis, entre outras vantagens. Esse desafio tem mobilizado a indústria metal-mecânica, e a graduação em Engenharia Mecânica e o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) da UPF contribuem com essa evolução.

Há alguns anos, a empresa Bruning Tecnometal, de Panambi, RS, junto com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a multinacional SSAB dedica-se ao desenvolvimento de um aço de ultra alta resistência, e a UPF tem participado do processo. Essa parceria já resultou em três dissertações de mestrado e cinco trabalhos de conclusão de curso de graduação. Além disso, foram realizadas na Universidade etapas de pesquisa feita por um doutorando em Ciência e Tecnologia dos Materiais, da UFRGS.

Demonstrações realizadas na Bruning Tecnometal

Sequência de pesquisas

A parceria começou em 2019, quando o então mestrando do PPGPPF Tiago Alexandre Fuhr desenvolveu a metodologia de soldagem para o aço de estampagem a quente 22MnB5+NbMo (tipo de aço desenvolvido pela Bruning, CBMM e SSAB). “Os trabalhos de graduação e mestrado realizados na sequência tiveram como objetivo caracterizar o processo de fabricação e as condições metalúrgicas do material”, explica o Dr. Charles Leonardo Israel, professor do PPGPPF. Essas atividades foram realizadas principalmente nos laboratórios de Metalografia e de Materiais e Processos.

“Cada quilograma que eu reduza na estrutura de um veículo comercial, consigo aumentar na carga de transporte. Então, o desenvolvimento dessa nova liga tem esse viés, do aumento da eficiência econômica dos materiais, da eficiência da energia do caminhão, ou do veículo que estiver utilizando, bem como possibilitar aos nossos projetistas o desenvolvimento de um novo aço, que traga benefícios para a sociedade”, explica o engenheiro mecânico Dr. Diego Tolotti, que é supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento na Bruning, e realizou etapas da sua pesquisa de doutorado em laboratórios da UPF.

Atualmente, um mestrando do PPGPPF dedica-se exclusivamente ao projeto, desenvolvendo pesquisa através do programa CNPq MAI/DAI, além de diversos alunos da graduação em Engenharia Mecânica.  Além do professor Charles, o coordenador do PPGPPF, Dr. William Haupt, e o engenheiro mecânico Luiz Eduardo da Silva participam desses estudos.

PPGPPF com inscrições abertas

O Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação está com inscrições abertas, assim como vários outros cursos de mestrado e doutorado. Saiba mais em upf.br/pos.