Extensão

Dia Mundial Sem Carro é marcado por diversas atividades em Passo Fundo

30/09/2019

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Ação foi realizada pela Universidade de Passo Fundo e pela Prefeitura Municipal, com o apoio de entidades e empresas

Promover a reflexão, demonstrando que é possível sim fazer um uso mais consciente dos veículos. Foi com esse objetivo que a Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu na tarde de domingo, dia 29 de setembro, a ação “Dia Mundial Sem Carro”. O evento se concentrou na Avenida Sete de Setembro e no Parque da Gare, em uma parceria entre a UPF e a Prefeitura Municipal, encerrando as atividades da Semana Nacional do Trânsito e contando com o apoio de entidades e empresas.

Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, é fundamental que a Universidade atue em pautas relacionadas ao bem comum, como do meio ambiente. “Precisamos trabalhar essas pautas, como a questão do meio ambiente, mas também é muito importante que nós nos engajemos nas ações comunitárias tanto no sentido de nos inserirmos naquelas que existem quanto no sentido de provocarmos situações como essa. Por meio dessa ação, também estamos dando visibilidade a projetos que desenvolvemos que derivam das práticas de todos os cursos. É o momento de mostrarmos à comunidade local e regional um pouco mais do nosso fazer”, disse.

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, também destacou a importância do tema para a comunidade. “A UPF, pelo segundo ano, está promovendo esse evento, integrando a comunidade em um importante ponto de vista que é a questão da sustentabilidade. No mundo, precisamos ter ações para proteger o meio ambiente e nem que seja um dia sem carro já é significativo para que a nossa sociedade entenda que precisamos evoluir nesse sentido. A gente pode viver sem carro. Hoje, existem outras opções, não é fácil mudar a cultura, mas é possível fazer um uso mais sustentável”, observou.

A comunidade pôde conferir pista de trânsito infantil, passeio de bike dupla, brincadeiras para crianças, compartilhamento de bicicletas, aulas de dança, exposição de serviços, realização de exames e orientações sobre saúde, entre outras ações. De acordo com a coordenadora do evento, professora Me. Eliara Riasyk Porto, além de todas essas ações, uma pesquisa de mobilidade também foi realizada. “O evento teve um grande potencial por acontecer no centro, então, ficou mais fácil para as pessoas se deslocarem por transportes alternativos. Estudantes do Grupo Move UPF também aproveitaram para fazer uma pesquisa com a comunidade sobre mobilidade, assunto que vai além das atividades sociais e de conscientização, tendo também um cunho acadêmico”, pontuou.

Trânsito seguro

Por um trânsito seguro, o Grupo Renascer, formado por mães que perderam seus filhos, participou do Dia Mundial Sem Carro de Passo Fundo. Segundo Neiva Sicheleiro, que perdeu o filho Felipe S. Pinheiro de 19 anos em um acidente de trânsito em 2006, é importante que a sociedade seja consciente sobre a utilização de veículos. “Fundamos o grupo em 2008 com o intuito de atendermos mães que passaram pelo mesmo problema, perderam filhos, com o objetivo de amparar, ajudar e dividir as dores com outras mães. Se a gente pudesse fazer tudo a pé, seria mais interessante, haveria menos acidentes. Um veículo é uma arma que você está conduzindo”, comentou.

Parceiros

O Dia Mundial Sem Carro em Passo Fundo é promovido pela UPF, por meio do Grupo de Estudos em Mobilidade MOVE UPF; pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), em conjunto com a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), contando com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Passo Fundo; do Fórum de Mobilidade de Passo Fundo – Grupo composto por representantes dos CFCs, de instituições de ensino, de empresas de transporte, do Núcleo de Educação no Trânsito da Prefeitura de Passo Fundo, da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, da PRF e do Sest/Senat, Agenda 21, Hemopasso e APACE; vinculado ao Projeto de Extensão Circulando Cidadania da UPF e o Programa UniverCidade Educadora da UPF; do ESEEC – do Escritório Escola de Engenharia Civil da UPF; dos curso de Letras e Medicina Veterinária; além do Grupo de Ciclismo Ventos do Sul; da AAPECAN; do Laboratório Vidal Pacheco; Grupo Renascer; Grupo Fit Dance; da El Chadai Centro de Reabilitação, da Ong Pata Vira-Lata; além de demais empresas e entidades parceiras.