Extensão

Concurso vai eleger os melhores projetos para o parquinho do Bairro Zachia

23/08/2023

11:56

Por: Assessoria de Imprensa

Realizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (VivA!Emau), concurso é aberto aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UPF

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou um desafio que, além de exercitar as habilidades técnicas, convida os estudantes a pensarem nos aspectos sociais da futura profissão. O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (VivA!Emau) está promovendo o concurso Parquinho Bairro Zachia, que vai escolher as melhores propostas de requalificação para o local. A intenção é levantar ideias para restabelecer usos para o parquinho e seu entorno. Estão convidados a participar todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UPF, em equipes de até três acadêmicos.

As propostas serão em caráter de estudo preliminar, e devem considerar a compreensão do contexto de inserção do projeto, as necessidades dos usuários, os custos de implementação, as diretrizes de sustentabilidade e a acessibilidade. As inscrições já estão abertas, e as propostas podem ser entregues até às 22h do dia 30 de agosto. O concurso possui as categorias profissional e popular. Na categoria profissional, a avaliação será realizada por professores do curso. Já a categoria popular será decidida pela quantidade de curtidas em publicações feitas no Instagram do VivA!Emau. Além de computar horas complementares, a atividade premiará as equipes vencedoras com certificados de menção honrosa.

O concurso nasceu a partir da convivência dos estudantes que fazem parte do VivA!Emau com uma atividade de extensão no bairro Zachia - a Horta Comunitária - que fica próxima à área do parquinho. Para a coordenadora do VivA!Emau, Dra. Carla Portal Vasconcellos, o concurso estimula os futuros arquitetos e urbanistas a conhecerem a cidade em sua totalidade, e a pensarem em respostas adequadas para cada contexto, sempre com qualidade e viabilidade. “Para os alunos, é importante se exercitarem em projetos de espaços públicos reais, e que precisam urgente de soluções criativas e alternativas, pois estes espaços desempenham funções educativas e fortalecem os vínculos comunitários”, explicou a professora.

Neste momento, será realizada a seleção, e posteriormente, serão buscadas parcerias para implementar a proposta.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até as 22h da próxima quarta-feira, 30 de agosto, pelo e-mail vivaemaupf@gmail.com. No Instagram do VivA!Emau as equipes encontram fotografias e arquivos com mais informações sobre o local, e podem tirar dúvidas sobre a participação no concurso.