Ensino

Conhecimento que contribui para o desenvolvimento regional

27/04/2023

15:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Trabalhos realizados por acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da UPF oportunizaram melhorias em empresas da região. Valor ultrapassou 1 milhão de reais

Inserir o estudante na realidade do mercado de trabalho é um dos desafios dos cursos de graduação da UPF. Neste sentido, várias ações atuam para que o acadêmico seja o protagonista de atividades realizadas nas empresas em que já atuam. Exemplo disso, é a Mostra de Apresentação de Estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso, realizada pelo curso de Engenharia de Produção. No evento, realizado ao final de cada semestre, eles apresentam projetos reais aplicados em suas áreas e que geram melhorias reais para as empresas. Na última edição, de 15 projetos foram concluídos, sendo possível contabilizar dados considerando o ganho gerado na redução de custos das empresas durante o período de um ano. O valor alcançado nas melhorias apresentadas foi de R$ 1.691.609,50.

O objetivo da atividade é capacitar os acadêmicos para atuarem como empreendedores e agentes de mudança afim de identificar oportunidades, prevenir, solucionar problemas e propor melhorias relacionadas às atividades de projeto nas mais diversas áreas. De acordo com o professor Dr. Anderson Hoose, coordenador do curso, as áreas dos trabalhos nos quais os ganhos puderam ser contabilizados abrangeram o setor metalomecânico, visando melhorias no layout e investimento em máquinas; o setor de transportes, abrangendo a logística na distribuição de grãos, e o setor de embalagens na destinação adequada dos resíduos. “Nestas áreas, a maior representatividade ficou no setor de transportes e logística, abrangendo 76,6% dos ganhos obtidos. As profissões ligadas às áreas das engenharias continuarão em alta. A Engenharia de Produção tem contribuições importantes nas áreas como: logística, saúde, setores moveleiro, metalmecânico, de embalagens, entre outros. Os projetos realizados pelos acadêmicos do Curso têm repercutido de forma positiva nas empresas e instituições”, destacou.

Ele pontua que foram realizados trabalhos em outras áreas, nas quais não foi possível mensurar os ganhos financeiros de forma imediata, mas que os resultados podem ser percebidos por meio de outros aspectos. Entre eles, a melhora na gestão de estoque de mercadorias, no setor moveleiro, no setor de telecomunicações voltado ao controle de estoque de itens sobressalentes, na área da saúde quanto ao trabalho junto aos fornecedores, no mercado de silos para armazenagem de grãos em pequenas propriedades rurais e no gerenciamento de riscos ocupacionais. 

Envolvimento com empresas e com a prática
Os trabalhos foram desenvolvidos em empresas localizadas nos municípios da região. Hoose ressalta que cada estudante buscar realizar o trabalho na atividade onde já está inserido, uma vez que, geralmente, quando estão realizando o TCC ou Estágio, já estão empregados. Assim, lembra o professor, eles conseguem conciliar a realização do trabalho com a atividade profissional.

De acordo com o coordenador, o cálculo é realizado comparando-se o investimento atual a ser realizado e/ou que foi realizado, as reduções de custo decorrentes do investimento, e as entradas de caixa (fluxo de dinheiro). Ao final do período se tem o ganho que foi gerado pelo trabalho de Estágio ou TCC. “No caso do trabalho que foi realizado na área de logística, se fez a comparação entre os períodos anteriores, e o período atual (no qual o trabalho foi implantado). A diferença gerada foi um resultado positivo para a empresa”, explica.

Um dos acadêmicos que apresentou resultados foi o Alisson dos Santos Oliveira. Ele comenta que realizou uma análise para reduzir os custos de fretes na empresa onde atua. Para isso, coletou dados e informações dos anos anteriores e utilizou ferramentas logísticas aprendidas em sala de aula.  “Sou o responsável pelo setor de logística na empresa, e identifiquei uma oportunidade de redução de custos nos fretes. Fiz a operação do meu jeito, e com as ferramentas que conhecia, apresentei a comparação com os anos anteriores. Indiquei os valores de fretes dos três últimos anos, e fiz um comparativo de valores X volume de carregamento, e no ano corrente, a aplicação das ferramentas, que gerou essa economia”, relata, ressaltando que a empresa avaliou como um ponto positivo. “Onde não era observado essa lacuna, a redução que apresentei, será revertido em investimentos na empresa”, conta.