Ensino

UPF recepciona novos residentes multiprofissionais em saúde

01/03/2024

17:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Profissionais das áreas da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia, Medicina Veterinária e Odontologia atuarão de forma prática em instituições hospitalares de Passo Fundo

Mais de 50 profissionais da área da saúde deram início à trajetória junto aos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF). O encontro que marcou a abertura das atividades ocorreu nesta sexta-feira, 1º de março, no auditório da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan), Campus I.

Os programas de residência possibilitam a formação de profissionais comprometidos na qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos residentes integram as áreas da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia, Medicina Veterinária e Odontologia e farão parte dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, Saúde do Idoso, Cardiologia, Residência Integrada em Medicina Veterinária e Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os programas são promovidos pela UPF em parceria com os Hospitais São Vicente de Paulo e de Clínicas, juntamente com a Prefeitura de Passo Fundo e os Ministérios da Saúde e Educação.

Presente na abertura, a diretora de pesquisa e pós-graduação da UPF, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi, parabenizou os profissionais por estarem se desafiando e buscando aperfeiçoamento na formação.

“São de dois a três anos dedicados a aprimorar o conhecimento de vocês, vivendo em diferentes ambientes, tendo a oportunidade de interagir com os professores, tutores e diretores, dedicados e empenhados em fazer uma formação especial para vocês. Desejamos que aproveitem todos os momentos e todos os espaços que serão disponibilizados ao longo deste tempo. Tenho certeza que os alunos que estão presentes aqui hoje sairão diferentes depois dessa formação”, salientou a professora.

Prestigiaram a atividade o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde de Passo Fundo (Coremu), professor Me. Anderson Flores, a chefe de núcleo de ações básicas e coordenadora do ensino-serviço da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, Fernanda Strapazzon da Cruz, a coordenadora de ensino do Hospital de Clínicas, Marisa Bassegio Carreta Diniz e o coordenador interno no campo de prática da residência do Hospital São Vicente de Paulo, Douglas Pegoraro, além de professores e diretores de unidades.