Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa UPF
Presente nos principais rankings do Brasil e do mundo, a Universidade de Passo Fundo consolida o crescimento
Em um ano desafiador e complexo, a Universidade de Passo Fundo (UPF) superou as expectativas e chega ao final de 2025 ainda mais reconhecida. Conforme a reitora, profa. Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o ano positivo reflete os resultados de um trabalho intenso, progressivo, que articula vários fatores, em complementaridade. “É a combinação de um planejamento bem estruturado, que se expressa no bom desempenho dos estudantes, na qualidade do corpo docente e técnico, no impacto da produção científica, na percepção do mercado sobre a qualidade dos egressos, na capacidade de gerar inovação e soluções que impactam a vida das pessoas. Tudo isso exige tempo, preparo, engajamento coletivo e, sobretudo, projetos pedagógicos consistentes. Hoje, colhemos os frutos de um trabalho sólido e de longo prazo”, disse.
Reconhecimento acadêmico e excelência no ensino
A qualidade da formação acadêmica foi ratificada pelo desempenho em avaliações nacionais e internacionais. Presente nos principais rankings da área da educação, a UPF é hoje a 3ª melhor instituição privada do Rio Grande do Sul e a 5ª Universidade em Pesquisa do Brasil (RUF, 2025). Além disso, a UPF aparece no cenário global entre as 300 instituições mais sustentáveis do mundo, a 2ª no Estado e a 11ª no Brasil (Green Metric 2025). Tais números mostram o resultado de um trabalho sério e comprometido no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, e colocam a Universidade em destaque local, regional, nacional e internacional.
Ao longo do ano, a UPF ainda finalizou mais de 30 avaliações de cursos de graduação junto ao Ministério da Educação, incluindo a Medicina, obtendo em todos conceitos de excelência. Esse rigor pedagógico refletiu-se na procura pelos processos seletivos - Vestibular de Inverno e Verão -, que registraram um número recorde de inscritos para o início de 2026, reforçando a importância da reputação da instituição e da presencialidade para uma formação de qualidade. Ao mesmo tempo, a relação com os egressos oportunizou, igualmente, a vivência de momentos históricos e de celebração em 2025, que marcaram a tradição e o impacto que esses profissionais fazem na sociedade.
Na ciência, na pesquisa e na pós-graduação, o resultado foi igualmente positivo, com investigações de ponta em áreas estratégicas, focadas nas demandas da sociedade. A força dos 15 programas stricto sensu da Universidade se revela na diplomação de cerca de 200 novos mestres e doutores em 2025, que geram conhecimento, evidências, soluções, tecnologias e práticas alinhadas ao desenvolvimento, nos variados campos do saber. Para dezenas acadêmicos, a formação na graduação e na pós-graduação foi também potencializada por ações de internacionalização, por meio de intercâmbios, eventos e trocas de experiências com docentes e discentes de outras instituições conveniadas.
Parcerias estratégicas e inovação
No pilar do desenvolvimento econômico e humano, a Instituição deu passos decisivos ao fortalecer o vínculo entre a academia, a sociedade e o mercado. A conexão do conhecimento às demandas reais das empresas pode ser percebida pela movimentação no Parque Tecnológico. Somente em 2025, foram mais de 200 estudantes conectados aos projetos, mais de 100 empresas, entidades e associações que atuaram em ações conjuntas, com captações em projetos de pesquisa e inovação.
O lançamento do Viva Garden Park UPF, resultado da parceria entre a UPF, Traçado e UNA, inaugurará em Passo Fundo um projeto estruturante de desenvolvimento urbano, econômico, social e ambiental. Nesta mesma direção, encontra-se o Passo Fundo Valley. Com um investimento expressivo, potencializará o ecossistema de inovação, ancorado no conhecimento, nas pessoas, no trabalho, na qualidade de vida e no território.
Compromisso comunitário e desenvolvimento regional
Ao completar 57 anos de trajetória, a Universidade também repensou estratégias e ações. Em 2025, ampliou a oferta de cursos, principalmente na estrutura multicampi, oportunizando à comunidade regional o acesso aos cursos de Nutrição, Educação Física, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, entre outros. Além disso, oportunizou o ingresso ao ensino superior por meio de bolsas e financiamentos que viabilizam o projeto do curso superior a muitos estudantes.
Na extensão, a Universidade também comemorou os 10 anos do Mediajur; os 19 anos de atuação do Balcão do Consumidor; os 21 anos de trabalho pelos direitos das mulheres do Projur Mulher e Diversidade; e os 35 anos do Creati. A presença da UPF junto às pessoas e aos territórios onde atua foi celebrada, entre outros reconhecimentos, com o Troféu Ipê Amarelo, promovido pelo Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária, entregue ao Projeto Charão, e pelo Certificado Ouro, recebido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), concedido pela Receita Federal pelos serviços prestados.
O ano também foi marcado pela reorganização do Coral Universitário, que reúne acadêmicos e membros da comunidade, e pelas emoções do esporte, com a equipe de vôlei e de Futsal. A preocupação em estar cada vez mais próxima das pessoas também motivou a retomada das Jornadas Literárias que terão, em 2026, um conjunto de ações de formação e incentivo à leitura, para, em 2027, reunir leitores e autores em um evento especial.
Neste período, a Universidade de Passo Fundo manteve seu protagonismo político no setor, com presença no centro das articulações que marcaram o ensino superior comunitário no Brasil. A instituição participou ativamente de espaços de decisão em diferentes níveis e em pautas estratégicas. No Comung, defendeu a Lei das Comunitárias e a ampliação das políticas de acesso à universidade.
“Chegamos ao final de 2025 felizes com os resultados que conquistamos. Todo o esforço, fruto de um trabalho feito a muitas mãos, nos faz concluir o ano de maneira positiva e esperançosa. Estamos convictos de que os desafios serão enfrentados de forma coletiva, com a força que somente uma grande Universidade pode ter. 2026 será ainda melhor”, reforçou a reitora. Para 2026, a Universidade reafirma seu compromisso de impactar ainda mais a vida acadêmica e a comunidade, com projetos e iniciativas que dão continuidade à sua trajetória em prol da qualidade acadêmica.
