Ensino

Residência da UPF amplia possibilidades de atuação e impulsiona trajetória na área de bucomaxilofacial

01/11/2023

14:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Cirurgiã-dentista Jaqueline Colaço conta a experiência de ter feito parte do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, em parceria com o HCPF

Foi durante a graduação em Odontologia que a Jaqueline Colaço se sentiu inspirada a seguir na área de cirurgia. Egressa da Universidade de Passo Fundo (UPF), após concluir o curso ela decidiu expandir as possibilidades de atuação e ingressou no Programa de Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, realizada em parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

O Programa oportuniza ao estudante atuar no atendimento de traumas e deformidades faciais, implantodontia, reconstruções dentoalveolares, patologia oral e cirurgia oral. Segundo Jaqueline, um dos motivos para escolher a residência da UPF foi por ela proporcionar experiências em todas as áreas da cirurgia bucomaxilofacial. “A residência da UPF é uma das mais completas do estado. Além do diferencial de uma grande carga horária na implantodontia, há ambulatórios específicos para deformidades dentofaciais, abordando técnicas de tratamento desde as não invasivas até as cirúrgicas, plantões hospitalares para o atendimento do trauma facial envolvendo do mais simples ao mais complexo”, comenta Jaqueline.

Atualmente, a cirurgiã-dentista atende nos municípios de Sarandi, Carazinho e Passo Fundo, atuando nas áreas da reabilitação com implantes, enxertos ósseos, laserterapia, tratamento da DTM, biópsias e tratamentos de patologias, exodontias, além de preenchedores faciais e toxina botulínica.

“Além de todo ensinamento na área de cirurgia, durante a residência aprendemos a trabalhar em equipe, realizando planejamento de diversos casos e seminários para maior conhecimento. É um excelente ambiente de aprendizado, que me proporcionou o olhar crítico ao paciente como um todo para desenvolvimento do plano de tratamento”, afirma a egressa.

De acordo com ela, a paixão pela área cirúrgica surgiu ainda na graduação. “A UPF foi muito importante desde a graduação, pois vários professores me inspiraram a escolher a área de cirurgia. Tive oportunidade de realizar estágio na área, podendo observar como funciona a rotina de um residente, participar das atividades realizadas na residência, como por exemplo, a odontologia hospitalar e ver como o serviço da residência tem ótimos professores e ampla carga horária prática. Tudo isso fez com que eu escolhesse continuar na Instituição após a graduação”, afirma.

Programas de Residência da UPF estão com inscrições abertas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para seis Programas de Residência em Saúde. As formações a nível lato sensu são voltadas a profissionais formados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Odontologia e Medicina Veterinária, que buscam uma especialização com imersão em instituições de saúde. Os interessados podem se inscrever pelo site upf.br/pos.