Ensino

Muzar apresenta escultura de fóssil que viveu há 290 milhões de anos

06/01/2023

09:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Escultura foi produzida por acadêmico do curso de Ciências Biológicas, baseada em peça que faz parte do acervo do Museu

Já imaginou como eram os animais que viveram há mais de 200 milhões de anos na Terra? Com a ajuda dos fósseis, é possível ter uma ideia. E foi exatamente isso que o acadêmico de Ciências Biológicas da UPF Miguel Ramos Alves Pereira fez. Durante seu estágio no Muzar, ele pesquisou mais sobre os fósseis que fazem parte do acervo e, aproveitando um novo hobbie, produziu uma escultura de um Mesosaurus, um gênero extinto de pararépteis marinhos que surgiram no início do Período Permiano.

Baseado no fóssil que está no Muzar e em reconstruções do animal disponíveis na internet, Miguel passou três meses produzindo a escultura que tem cerca de 60 centímetros, o tamanho aproximado que um animal adulto teria. De acordo com o estudante, a réplica bate com o tamanho que se acredita que teria o fóssil do Muzar. Para produzir a escultura, Miguel usou origami como estrutura básica e moldou com biscuit. Além disso, desenhou uma por uma as escamas do animal. 

Agora, o trabalho desenvolvido por Miguel estará em exposição no Muzar, junto ao fóssil que o inspirou. A proposta é que os visitantes consigam visualizar como seriam estes animais que ajudam a contar um pouco da história de evolução do planeta Terra. 

Como seria o mesosaurus

Segundo Miguel, o mesossauro foi um dos primeiros animais a adaptarem-se novamente ao ambiente aquático. Tinham corpo hidrodinâmico, mãos e pés com membranas interdigitais e cauda longa. Seu crânio era alongado e a cavidade oral continha dentes muito longos, finos e numerosos. 

Há evidências que o mesossauro habitou zonas aquáticas do antigo supercontinente chamado Pangeia e as ocorrências de fósseis destes animais nos continentes americano e africano são consideradas fortes evidências da deriva continental.

Visite o Muzar

Quer ver de perto o trabalho do Miguel e conhecer mais sobre fósseis? No período de férias, o Muzar seguirá aberto com atendimentos no período da tarde, das 14h às 16h. Para visitar o Muzar é necessário agendamento pelo e-mail muzar@upf.br ou telefone (54) 3316-8316.