Ensino

LAMVIS da UPF promove pesquisa, produção de mudas e atividades didáticas com escolas

18/09/2025

15:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Éderson de Ávila

O Laboratório de Manejo de Vida Silvestre (LAMVIS) é uma iniciativa da Universidade de Passo Fundo (UPF) voltada à propagação de espécies nativas do Rio Grande do Sul. O trabalho consiste na coleta de sementes de diferentes formações florestais e no cultivo diário para a produção de mudas de qualidade, que são posteriormente entregues à comunidade e a projetos de restauração ambiental realizados em parceria com empresas.

Além da produção, o LAMVIS desenvolve pesquisas teóricas e práticas para compreender os processos germinativos das plantas. Entre os estudos realizados estão os métodos de quebra de dormência, pré-germinação e técnicas de plantio. Um dos exemplos é o trabalho com o pinhão, no qual foram testadas diferentes posições de plantio, substratos, níveis de umidade e condições de pré-germinação, permitindo avaliar de forma detalhada as melhores estratégias para a produção.

O espaço também é utilizado como ambiente de aprendizagem. Nesta semana, o laboratório recebeu alunos do 4º ano da Escola Eloi Pinheiro Machado para um percurso didático. Durante a visita, os estudantes participaram de atividades práticas sobre o plantio do pinhão, os processos de germinação e aspectos da fisiologia e diversidade das espécies vegetais.

A coordenadora pedagógica da escola, Claudia Leonice Goettemes da Costa, destacou a importância da parceria com a UPF. “A gente acredita, enquanto escola, que as atividades desenvolvidas na prática, com a observação direta, são muito diferentes de ver a imagem no papel, na TV ou no vídeo. Estar aqui e ver de fato como acontecem os processos desperta na criança muito mais curiosidade em buscar conhecimento. O processo de aprendizagem flui de uma maneira diferente quando ela tem essa oportunidade de perguntar e observar ao vivo. Temos o privilégio de estar próximos da UPF e de manter essa parceria, como no momento de hoje. Somos privilegiados enquanto escola em poder contar com a Universidade como parceira”, afirmou.

Escolas interessadas em conhecer o laboratório podem agendar visitas pelo e-mail lamvis@upf.br ou pelo Instagram @lamvisupf.
 

INSCREVA-SE