Universidade

Estudantes se integram para informar a comunidade sobre prevenção e promoção da saúde

06/11/2023

09:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti | Acervo Pessoal

Disciplina de Vivências Comunitárias em Saúde Coletiva abrange diversos cursos e desenvolve ações em espaços comunitários

Novembro Azul, Outubro Rosa, Setembro Amarelo e Autocuidado: a partir de temáticas como essas, estudantes de vários cursos da Universidade de Passo Fundo (UPF) oferecem à comunidade acolhimento e orientações. A ação faz parte da disciplina de Vivências Comunitárias em Saúde Coletiva, e, neste semestre, envolve acadêmicos de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Um dos espaços onde os alunos estão atuando é o Cais da Petrópolis, em Passo Fundo, onde a população busca diversos serviços de saúde, e, entre um atendimento e outro, participa das ações propostas pelos acadêmicos da UPF.

Desenvolver a habilidade de trabalhar com comunidades questões de educação, prevenção e promoção em saúde é, para a professora da disciplina, Me. Marina Lazaretto, o principal objetivo desse trabalho. “O que a gente percebe é que os alunos aprendem a trabalhar em equipe, aprendem sobre áreas de conhecimento diferentes da sua formação, mas que se complementam muito com a sua área de atuação”, afirma a professora. Antes de realizarem o trabalho prático, os estudantes se reuniram em grupos, e definiram juntos como abordar cada temática. Assim, os conhecimentos de diferentes cursos se fazem presentes no trabalho que chega até a comunidade.

A estudante Lusiane Costa Bandeira está no quinto semestre de Psicologia, e desenvolve nessa disciplina uma habilidade que será imprenscindível na prática profissional: a atuação integrada entre diferentes áreas da saúde. “É um trabalho essencial, porque também depois de formados nós vamos trabalhar no coletivo, fazendo trocas com médicos, fisioterapeutas, e com toda a área da saúde. Para comunidade, para as pessoas, é muito importante que tenhamos essa prática, e para nós também”, comenta.

O engajamento da comunidade nessas ações é algo que tem motivado os estudantes. “Eles são participativos, e, com esse acolhimento que têm conosco, a gente se sente à vontade para continuar fazendo essas campanhas até mesmo após acabar o semestre”, conta o estudante Eduardo Fonini Lodi, da Fisioterapia.

Inscrições abertas ao Vestibular de Verão

Quer ter uma formação que proporciona experiências como essas? Escolha o sentido da sua trajetória e inscreva-se no Vestibular de Verão 2024! São mais de 50 cursos de graduação que trazem inúmeras oportunidades para você construir uma formação única e de alta qualidade.

Veja mais informações sobre os cursos, sobre bolsas e financiamentos e inscreva-se pelo site upf.br/vestibular.