Ensino

Curso de Nutrição da UPF realiza pesquisa para avaliar o estado nutricional de crianças

12/04/2023

10:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Buscando um novo olhar sobre a alimentação, a iniciativa inclui atividades de educação nutricional com, aproximadamente, dois mil estudantes da rede municipal de ensino dos municípios de Passo Fundo e Marau

O curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início a um projeto de pesquisa para avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de crianças matriculadas em escolas da rede municipal de ensino dos municípios de Passo Fundo e Marau. Ao todo, serão, aproximadamente, dois mil estudantes de até 10 anos de idade avaliados. A iniciativa também inclui atividades de educação nutricional envolvendo a comunidade escolar.

O trabalho é desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Nutrição e feito com estudantes de oito escolas municipais de Passo Fundo (quatro de educação infantil e quatro de ensino fundamental), localizadas nos bairros Integração, José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Parque Farroupilha e São José, além de duas escolas de ensino fundamental da cidade de Marau. A coordenadora do curso, professora Me. Valéria Hartmann, explica que as escolas foram selecionadas por já terem vínculo com a Universidade por meio de atividades de extensão. “Desde 2012 atuamos em algumas escolas de Passo Fundo, então decidimos escolher um público e fazer esse monitoramento para sabermos qual o impacto dessas ações. Daqui um tempo vamos ter o resultado. Em Marau também temos parceria envolvendo a alimentação escolar e eles demonstraram interesse no projeto. Vamos realizar as mesmas atividades nas duas cidades”, afirma.

Promovendo conhecimento e novos hábitos alimentares

Com duração de cinco anos, a pesquisa consiste em fazer a avaliação nutricional, em cada início de ano letivo, identificando peso e altura dos estudantes, além do preenchimento de um questionário. “Feito esse trabalho vamos ter um diagnóstico tanto do estado nutricional quanto do consumo alimentar. Para isso, usamos os marcadores do Ministério da Saúde que são os mesmos utilizados nas unidades de saúde e já é um parâmetro bem conhecido e utilizado, e então vamos fazer atividades de avaliação nutricional com a extensão”, comenta a professora, ao destacar que o projeto prevê quatro encontros em cada uma das escolas durante o ano. “Entendemos que a partir dessa iniciativa a criança pode replicar o aprendizado em casa, pois ela terá a oportunidade de crescer com conhecimento sobre alimentação”, pontua a coordenadora.

A iniciativa é realizada em parceria com as secretarias municipais de Educação de Passo Fundo e Marau. A Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz é uma das participantes da pesquisa. “Percebemos que alimentação das famílias e, consequentemente, das crianças tem mudado de forma significativa com o passar dos anos, optando, muitas vezes, por uma alimentação de fácil preparo, fácil aceitação e nem sempre nutritiva. O projeto da Nutrição vem complementar e apoiar o trabalho desenvolvido na escola, de incentivar uma alimentação saudável, balanceada, primando por alimentos agradáveis ao paladar e de alto valor nutritivo”, destaca a professora Roselise Borchardt, diretora da escola.

Além de atender uma demanda da comunidade, o trabalho desenvolvido pelo curso beneficiará os acadêmicos, que serão inseridos no cenário de prática desde os níveis iniciais. “A ação é uma forma de incluir na grade curricular atividades de pesquisa e extensão, fomentando um processo de formação mais qualificado e colocando o acadêmico desde o início do curso no cenário de prática, o que resulta em um melhor conhecimento sobre a alimentação das crianças e vem ao encontro com o propósito do nosso trabalho”, salienta a professora Valéria.