Visitas institucionais

Biologia realiza disciplina de Projetos de Campo em imersão na Estação Ecológica de Aracuri

19/11/2025

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

A disciplina eletiva Projetos Interdisciplinares de Campo, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi desenvolvida de forma concentrada entre os dias 14 e 16 de novembro, em uma imersão na Estação Ecológica de Aracuri (ESEC), localizada no município de Muitos Capões. A unidade de conservação, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem como missão proteger ecossistemas naturais, conservar espécies e promover ações de pesquisa e educação ambiental — cenário ideal para a formação prática dos futuros biólogos.

A proposta da disciplina foi integrar diferentes áreas das Ciências Biológicas, como zoologia, botânica, ecologia e biologia da conservação. Para isso, os estudantes do nível VI estiveram acompanhados pelos professores Jaime Martinez (Biologia da Conservação e Ecologia), Cristiano Buzatto (Botânica) e Sérgio Porto (Zoologia), além da participação da Dra. Nêmora Pauletti Prestes, convidada para orientar metodologias de estudo de aves. O grupo também contou com o apoio do biólogo especialista Élinton Rezende, coordenador do MUZAR, e do biólogo e mestrando do PPGSAS, João Pedro Moretti.

Durante a imersão, os acadêmicos realizaram atividades práticas que incluíram estudos sobre interações planta-animal, captura e marcação de aves silvestres, coleta de dados de mamíferos, análise de invertebrados, além de levantamentos fitosociológicos de plantas arbóreas e herbáceas. As ações foram realizadas em áreas representativas da Floresta com Araucárias e dos Campos de Altitude, ampliando o contato direto dos estudantes com diferentes ambientes naturais.

A equipe do ICMBio acompanhou as atividades e apresentou aspectos históricos, estruturais e técnicos da Estação Ecológica. O gestor da unidade, engenheiro agrônomo Adão Gullich, participou de uma roda de conversa destacando a importância da ESEC Aracuri e sua relação com iniciativas como o Projeto Charão (AMA–UPF).

A realização concentrada da disciplina possibilitou uma vivência intensa e integrada com o ambiente natural, aproximando os estudantes das metodologias de investigação científica, da gestão de áreas protegidas e da realidade dos ecossistemas regionais. Uma experiência transformadora que reforça a importância do campo como espaço essencial de formação na Biologia.

INSCREVA-SE